Voltar ao site

A vida acadêmica em tempos de pandemia: por uma decisão coletiva

· Notícias

Conscientes que o momento é efêmero e que as decisões de ontem já não atendem a realidade do hoje, que o cenário é novo e requer decisões nunca pensadas e que a saída para toda essa situação passa por uma construção coletiva, a Diretoria do Sinduece encaminhou ofício à Administração Superior da Uece, apresentando seus novos pontos de vistas, análise do cenário e solicitação de decisão colegiada com as representações de todos os segmentos da comunidade ueceana. O documento tem com o seguinte teor:

Magnífico Reitor,

A Diretoria da Sinduece defende que a prevenção mais eficaz, no combate ao Coronavírus (covid-19), neste momento, é a manutenção do regime de quarentena para todas e todos estudantes, docentes e técnico-administrativos, integrantes da comunidade ueceana. Neste sentido, tendo em vista a aproximação do encerramento do semestre 2019.2 na UECE, entendemos que algumas atividades na graduação possam ser realizadas, excepcionalmente, com suporte das tecnologias digitais de informação e comunicação, porém, observando suas possibilidades técnico-operacionais e pedagógicas juntamente com nossas(os) alunas(os), a fim de acordarmos caminhos conciliatórios para finalização das disciplinas.

Por outro lado, considerando o novo decreto que suspende aulas por mais 30 dias, cabe nova reflexão sobre a manutenção do semestre 2019.2 e das orientações emitidas pela Prograd, e ainda apresentar alguma orientação pela Propgpq. Nossa preocupação reside na impossibilidade de realização de algumas atividades de natureza prática e de vivência do exercício profissional, ou em disciplinas que haja inacessibilidade por parte de algumas/alguns estudantes a computadores e rede de internet, e na dificuldade que docentes enfrentam na realização de atividades acadêmicas com suas/ seus estudantes, se não em espaço presencial, mas em descompasso de tempo, de conexão e, sobretudo, de apropriação do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

O magnífico Reitor, sendo médico do âmbito da saúde coletiva, cremos, seguramente, avalia ainda, com maior propriedade as implicações para resguardo da segurança sanitária, para o agora, com o isolamento social e todo o esforço para não ocorrer colapso das redes de saúde no país, para breve, com a manutenção dos cuidados profiláticos, evitando ainda contaminação que continuarão a ocorrer, em menor escala, mas com iguais complicações. Nos próximos meses, as salas de aula continuarão sendo espaços de preocupação e atenção dada a chance de contaminação entre estudantes e docentes. Somadas a essas observações, nos impõe também pensar sobre os cuidados de natureza psiquiátrica, e as consequências de natureza mental, não só pela privação social, mas pela presença inevitável da covid-19 nos círculos de convivência de todas e todos que compõem a UECE. Serão tempos difíceis.

Antevendo que as medidas de isolamento se estenderão por períodos superiores aos previamente determinados, defendemos ser necessário rediscutir a manutenção do calendário acadêmico com a suspensão das aulas presenciais na graduação e pós-graduação, até o restabelecimento de total segurança sanitária. O isolamento é a nossa única saída para o momento. Tais considerações incidem sobre o calendário acadêmico e sobre o mesmo precisamos refletir e decidir com maior possibilidade de diálogo possível, entre as representações dos vários grupos como servidores técnicos administrativos, docentes e estudantes, tanto na graduação como na pós-graduação. Sendo esta uma medida que a situação nos impõe, encontrar saídas coletivas e colaborativas com combate à proliferação da covid-19.

Desta feita, percebendo como momento pujante para medidas apropriadas ao cenário posto, reiteramos, ainda, que o início do próximo semestre só aconteça na modalidade de ensino presencial, quando houver segurança de saúde para toda comunidade acadêmica, ocorrendo os devidos reajustes que por ventura se façam necessários ao calendário acadêmico.

Reafirmamos nosso compromisso em construir uma Uece democrática e saudável, o que nos coloca disponível para seguir dialogando nesse momento complexo e singular.

Atenciosamente,

Sandra Maria Gadelha de Carvalho

Presidenta da Seção Sindical SINDUECE