Voltar ao site

ANDES-SN repudia perseguição a professore(a)s e estudantes da UECE

· Notas

A Diretoria Nacional do ANDES-SN divulgou nota nesta sexta-feira (11) para repudiar a perseguição da Polícia Federal a professores e estudantes da UECE. Na última semana, um grupo de quatro docentes e cinco estudantes foi intimado a prestar depoimento por participação em ato antifascista em 2018. Confira abaixo a nota do ANDES-SN:

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO CONTRA A PERSEGUIÇÃO A PROFESSORE(A)S E ESTUDANTES DA UECE

A Diretoria Nacional do ANDES-SN repudia e conclama toda a categoria a denunciar a ação de perseguição política da Polícia Federal no Ceará que intimou quatro professore(a)s da UECE e estudantes a prestar depoimentos sobre a participação em atos antifascitas de 2018 na universidade.      

Mais uma vez o ódio à comunidade universitária leva a educação, a ciência e a universidade como espaços de debate e produção de conhecimento crítico a serem criminalizados pelo estado brasileiro. Diante do ocorrido, reiteramos nossa luta contra o obscurantismo e as perseguições que tem se entranhado em nossas instituições brasileiras de ensino superior na defesa da democracia, contra a violência do Estado e o autoritarismo.

No contexto em que nenhuma medida é tomada para barrar a política de morte  que é  deliberadamente produzida pelo presidente e seus  apoiadores, recursos públicos são mobilizados para intimidar professoras e professores e estudantes que estão realizando seu trabalho de educar e produzir conhecimento crítico, exercendo seu direito de lutar em defesa das liberdades democráticas e contra o facismo.

Não vão nos calar! Todo apoio e solidariedade a Luciano e Ilana!

Fora Genocidas! Fora Bolsonaro-Mourão!

Brasília(DF), 11 de junho de 2021.