Voltar ao site

Assembleia de docentes aprova paralisação no dia 19 em apoio ao Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação

A Diretoria da SINDUECE convocou e a categoria atendeu: assembleia de docentes contou com cerca de 80 participantes para discutir os diversos ataques que vem sofrendo dos governos federal e estadual, na noite de quinta (13)

· Notícias,Notas

Em meio aos novos cortes no orçamento das instituições de ensino superior (IES) e às iniciativas que tramitam no Congresso Nacional para destruição da Educação Pública, a Direção da SINDUECE realizou assembleia de docentes na noite de quinta (13) com pauta que incluiu o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação (19/05), a defesa do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a prorrogação dos contratos de professores temporários e substitutos. A noite foi iniciada com respeito a um minuto de silêncio em homenagem à geógrafa Liana Leitão, assassinada na última terça (12), e às mais de 420 mil vidas perdidas pela Covid-19.

  “À carga de ameaças que estamos sofrendo, com quase 20% de corte em um orçamento já restrito, se soma a carga do PL 5595 e da PEC 32. O dia 19 de maio deve compor uma semana de lutas para que, mesmo com as dificuldades que a pandemia nos coloca de estar nas ruas, a gente tenha criatividade para denunciar e cobrar dos governos federal e estadual”, conclamou a presidente da SINDUECE, Virgínia Assunção. O dia 19 de maio foi proposto na última reunião dos Setores das Instituições Federais (Ifes) e das Estaduais e Municipais (Iees/Imes) do ANDES-SN, ocorrida em 28 de abril, como data para realização de uma mobilização nacional compondo as ações da Semana de Lutas dos Setores das IEES-IMES.

broken image

A assembleia durou mais de cinco horas e enfrentou temas difíceis para a categoria. Saiba quais foram os encaminhamentos aprovados.

1. Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação: professores e professoras da UECE vão atender ao chamado do ANDES-SN e paralisar no dia 19 de maio em defesa da Educação Pública. A suspensão das atividades docentes abre caminho para um dia de mobilizações com pautas nacionais e locais. No âmbito federal, a categoria denunciará o texto do PL 5595/2020, que pretende tornar a Educação um serviço essencial,  e a intenção da PEC 32, de destruição do serviço público. Além disso, está em pauta a defesa do orçamento das IES, que vem sofrendo com o corte de mais de 1 bilhão de reais em relação ao ano passado.

Já em nível local, a pauta de reivindicações da SINDUECE inclui a defesa do PCCV, a realização de concurso público e a reposição salarial. Em respeito às medidas de distanciamento social para enfrentamento à pandemia, a programação  inclui realização de lives, projeções de material audiovisual, além da divulgação de faixas, adesivos e spots de rádio. Neste dia não haverá realização de aulas em caráter remoto e os discentes estão convidados a integrar a jornada de lutas em defesa da Educação.

2. Campanha Salarial, Defesa do PCCV e acompanhamento de processos de docentes da UECE: realização de campanha midiática com denúncia sobre as prioridades de investimento do governo estadual em relação às universidades e perdas salariais acumuladas. Instituição de comissão para conversar com os deputados estaduais. Fortalecimento do GT Carreira para que ele seja o espaço de discussão da carreira e salário.

3. Prorrogação Excepcional e Convocação de docentes substitutos(as)/temporários(as) aprovados(as) no último certame: