Voltar ao site

Assembleia Docente aponta para Greve do dia 18 de Março

· Notícias

Realizada na última sexta-feira (14), Assembleia Geral (AG) teve relato do Congresso do ANDES-SN, informes sobre o lançamento da Campanha Salarial 2020; AG foi antecedida por Seminário sobre Previdência Social

broken image

Docentes da UECE reuniram-se, na manhã da última sexta-feira, 14, em Assembleia Geral (AG), no Auditório Central da UECE, localizado no campus do Itaperi. Dividida em duas partes, no primeiro momento da assembleia foi realizado um seminário sobre Previdência Social (matéria abaixo). Findada essa etapa, a presidência da mesa deu sequência à ordem do dia passando ao ponto “Informes sobre o 39º Congresso do ANDES-SN”.

Presidindo os trabalhos, Sandra Gadelha, presidenta da SINDUECE e delegada da diretoria junto ao 39º Congresso, destacou três pontos que iriam fazer a plenária debater efusivamente: a relação do ANDES-SN com a CSP-Conlutas, a Greve Geral da Educação e Eleições do ANDES-SN. No primeiro ponto, Sandra afirmou que, após um debate acalorado, a maioria de delegados votou pela permanência do ANDES-SN filiado à CSP-Conlutas com debate crítico na base. Foram 255 votos a favor da permanência contra 142 que preferiam a desfiliação. Após essa deliberação, foi aprovada a realização de um CONAD Extraordinário para o segundo semestre desse ano para discutir o papel da central contra os recentes ataques à classe trabalhadora e a sua atuação nos últimos dez anos.

Em relação ao Estado de Greve, após a plenária do Congresso fazer um intenso debate sobre a difícil conjuntura da educação, com graves retrocessos, como cortes, retirada de direitos, ameaças de redução de salário, etc., as/os docentes decidiram pela construção da Greve Geral da Educação para o primeiro semestre de 2020 como forma de resistir aos ataques. Um calendário de assembleias foi retirado, assim como foi deliberado também pela construção de uma pauta de reivindicações nas assembleias de base.

No ponto Eleições do ANDES-SN, foi dado o informe que duas chapas se inscreveram no pleito. A Chapa 1, encabeçada pela professora Rivânia Moura (UERN), é denominada Unidade Para Lutar: Em Defesa da Educação Pública e tem Maria Regina Ávila (UFSC) como candidata à secretária-geral e Amauri Fragoso (UFCG) para o cargo de 1º Tesoureiro. Já a Chapa 2, denominada Renova Andes-SN, tem como candidata à presidente a professora Celi Taffarel (UFBA), e os professores Luis Antônio Pasquetti (UnB) e Paulo Opuska (UFPR) para os cargos de secretário-geral e 1º Tesoureiro.

Campanha Salarial, Greve do dia 18 de Março e Pré-Encontros de Mulheres da UECE

Sandra Gadelha deu o informe sobre o lançamento da Campanha Salarial 2020, ocorrido na terça-feira, dia 11, no Palácio da Abolição (sede do Governo do Estado). Ela destacou o esforço que vem sendo feito pelas entidades do funcionalismo estadual para arrancar algum percentual de reajuste salarial do governo. Segundo estudos apresentados pelo FUASPEC – Fórum Unificado de Associações e Sindicatos de Servidores do Estado do Ceará, as perdas salariais do funcionalismo público estadual nos últimos anos já somam 26%. Com o Palácio cercado por grades, as/os servidoras/es concentraram-se na esquina das ruas Barão de Studart com Tenente Benévolo. Músicos, ao som de marchinhas de carnaval, animaram as/os trabalhadoras/es presentes, que mais uma vez denunciaram o descaso do governo do estado para com o/a servidor/a público/a. Um representante do governo, Nelson Martins, recebeu uma comissão de trabalhadores. Sem nenhum constrangimento, Nelson Martins afirmou que o governo não aponta possibilidade de reajuste – exceção, nas palavras de Nelson, para policiais e professores da educação básica.

Em seguida, a categoria passou a discutir a Greve do dia 18/03 – aprovada em assembleia anterior. Por conta do adiantar da hora, os/as presentes decidiram discutir como será a paralisação de 24 horas em uma próxima assembleia, a ser realizada no dia 09/03.

Por fim, foi dado o informe da realização dos Pré-Encontros para o I Encontro Geral de Mulheres da UECE nas unidades do interior – nessa semana, a FAEC, em Crateús, sediou mais um pré-Encontro. Paralelo aos Pré-encontros, a diretoria está promovendo plenárias docentes como parte das mobilizações tiradas na Assembleia Docente de dezembro de 2019, que deliberou pelo estado de greve da categoria.