Voltar ao site

Assembleia docente delibera defesa do PAD 3x1 e o não retorno presencial sem condições de biossegurança na UECE

· Notícias

Docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) decidiram em assembleia geral, realizada no fim da tarde desta quinta-feira (8), que retomarão as discussões sobre paralisação caso a universidade não garanta a permanência do 3x1 e/ou decida por retorno presencial ou híbrido de forma imediata sem condições de biossegurança. A assembleia docente foi convocada pela Direção da SINDUECE após a promoção de plenárias com todos 12 centros acadêmicos e faculdades e a participação de mais de 400 pessoas para ouvir a categoria, discentes e servidores sobre o decreto do governador Camilo Santana que autorizou, desde o dia 28 de junho, o retorno das atividades presenciais nas instituições de Ensino Superior no Ceará.

broken image

“Eu vejo esse decreto do governo como terrorismo, meus alunos estão apavorados com medo de se contaminar, de adoecer e de contaminar os parentes”, pontuou a professora Lucíola Maia (CED/UECE). Para ela, a universidade já convivia com a precariedade antes da pandemia e não tem a mínima estrutura de receber neste momento as atividades presenciais diante dos novos desafios. “Se não tinha papel higiênico como é que vai ter álcool em gel, distanciamento? Isso é um insulto do governador à nossa categoria, é jogar os professores na lama. Abandonou a UECE e o salário dos professores”, denunciou. Já o professor Frederico Costa (FACEDI) ressaltou que os professores nunca pararam de trabalhar durante a pandemia: “Primeiro, estamos trabalhando e muito. Segundo, nós queremos continuar trabalhando. E nós queremos viver. Trabalhar sim, morrer não”, defendeu. Segundo ele, o governo do Estado aposta na precarização como forma de dar continuidade às atividades da UECE sem a realização de concurso para docentes, o que tem comprometido há anos o funcionamento de diversas unidades acadêmicas. 

Outro ponto debatido durante a assembleia, que chegou a contar com 96 participantes ao mesmo tempo na sala do Meet, foi a proporção conquistada no Plano de Atividades Docente (PAD) de três horas de planejamento para uma hora de sala de aula. “O PAD 3x1 é uma conquista da SINDUECE e que, diante das condições excepcionais durante a pandemia, tem contribuído para minimizar o adoecimento de professores e alunos”, defendeu a professora Virgínia Assunção, presidente da seção sindical. Ao relembrar o histórico trilhado no último ano contra a precarização do trabalho docente, a dirigente alertou que o futuro da medida será decido na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UECE, convocada para a tarde desta sexta-feira (9), e que, por isso, é importante a mobilização dos professores para conversar com os representantes de centro/faculdade que tem assento no Conselho.

Alguns argumentos utilizados para criticar a proporção de 3 horas de planejamento para 1 hora de atividade de sala ignoram a realidade de adoecimento de professores e alunos no cenário atípico de pandemia, avalia a professora Camila Dutra (Geografia/CCT). “Nós mulheres somos as mais prejudicadas. Não adianta pensar em uma oferta normal de disciplinas se não estamos vivendo na normalidade”, argumentou. No mesmo sentido, a professora Sandra Gadelha (FAFIDAM) complementou que, se o trabalho remoto tem sido fator de adoecimento para todos, para as mulheres é ainda pior, já que elas sofrem com a carga adicional de trabalho estruturalmente imposta. “Essa é uma questão seríssima para nossa saúde e não podemos como entidade sindical deixar de fazer o enfrentamento devido, forte, vigoroso, com nossas argumentações para que se mantenha o 3x1”, defendeu.

Entre os encaminhamentos aprovados na assembleia, por unanimidade ou ampla maioria, estão a defesa da manutenção da proporção 3x1 no PAD, o não ao retorno presencial e/ou híbrido sem todas as condições de biossegurança e vacina para toda comunidade, a defesa do concurso para professores efetivos e da prorrogação de contratos e seleções para professores com vínculo temporário, a rejeição da mobilidade de docentes entre centros e faculdades diferentes para assumir disciplinas sem professores e o retorno das discussões sobre paralisação da categoria caso não haja a permanência do 3x1 e/ou retorno presencial e/ou híbrido imediato sem as condições de biossegurança.