Voltar ao site

Assembleia docente elege representantes da SINDUECE par o 13º CONAD Extraordinário

· Notícias

A SINDUECE participará do 13º CONAD Extraordinário representada pela sua presidenta, Virgínia Assunção, como delegada, e por Raquel Dias e Eudes Baima como observadores e suplentes da delegada. A representação da seção sindical do ANDES-SN na Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi votada durante assembleia docente realizada na última quinta (7) e oficializada ao Sindicato Nacional no dia seguinte. A diretoria do ANDES-SN convocou o 13º CONAD Extraordinário com o tema central “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”. O encontro acontecerá remotamente, através de plataforma na internet, nos dias 15 e 16 de outubro.

broken image

Antes da votação na assembleia da SINDUECE, as contribuições dos coletivos de docentes filiados/as foram debatidas. No caderno de textos compilados para o debate, os oito primeiros tratam da conjuntura e os cinco restantes da realização do congresso presencial do ANDES-SN em 2022. Entre os destaques mais frequentes feitos por docentes da UECE estavam a luta contra a Reforma Administrativa e a possibilidade de realização de dois congressos do Sindicato Nacional no próximo ano. “Se você quer saber qual minha opinião do que é o Fora Bolsonaro neste momento? É derrotar a Reforma Administrativa. Ela liquida tudo que nós conhecemos até hoje como serviço público. Não é um problema do servidor público, mas de toda a população”, avaliou o professor Eudes Baima ao apresentar o texto 2, intitulado “Docente:  Qual é a Parte que nos Cabe nesta Conjuntura?”.

Já a professora Raquel Dias apresentou o texto 1, assinado pela Diretoria do ANDES-SN, no qual destacou o desemprego e a inflação como fatores centrais para a deterioração da condição de vida no Brasil. “Nesse conjunto de ataques de Bolsonaro contra o povo, a Educação Pública continua sendo alvo do governo, com as intervenções nas universidades combinadas com os cortes de orçamento”, completou. Na sequência foi a vez da professora Sâmbara Paula apresentar o texto 8, também assinado pela Diretoria do ANDES-SN, sobre o 40º Congresso do ANDES-SN. De acordo com ela, já estão sendo pensadas medidas que levem à realização de ações presenciais, seguindo um plano sanitário específico para o próximo Congresso, o que permitiria “encontrar nossa base militante e acelerar nossas lutas”, considerou.

Por aclamação, a presidenta do SINDUECE foi eleita como delegada, como historicamente tem sido feito na seção sindical. Para preencher as suplências, o coletivo Renova Andes apresentou a chapa Eudes Baima e Lenúcia de Moura e o coletivo Andes de Luta pela Base colocou os nomes de Raquel Dias e Márcia Melo. A votação contou com 34 pessoas credenciadas e 32 votos, sendo uma abstenção. Do restante, 62,5% votaram na chapa do Andes de Luta pela Base e 34,4% na chapa do Renova Andes, sendo definidos Raquel Dias como primeira suplente de delegada e Eudes Baima como segundo suplente.

13º CONAD Extraordinário

Regina Ávila, secretária-geral do Sindicato Nacional, conta que no 11º CONAD foi deliberada a realização de CONADs extraordinários a cada três meses, para garantir o funcionamento democrático do ANDES-SN, enquanto se mantivesse o quadro pandêmico. “No último CONAD nós aprovamos realizar um congresso presencial no primeiro trimestre de 2022. Obviamente, também avaliamos que era necessário analisar quais as condições da pandemia para que o congresso presencial se efetive. E é sobre isso que o 13º CONAD Extraordinário vai se debruçar”, detalha.

Além de aprofundar o debate sobre o evento presencial, Regina lembra também que outro tema que será abordado durante o 13º CONAD é a Conjuntura. “Não se trata só de uma tradição, mas de um momento especial da conjuntura, em que a luta de classes se afirma com muitos ataques ao trabalhador, aos povos indígenas e de modo geral com outros segmentos da sociedade. Por isso, fazer o debate da conjuntura nesse 13º CONAD vai ser fundamental para balizar as nossas lutas no próximo período”, ressalta.

Com informações da ascom do ANDES-SN.