Voltar ao site

Diretoria se reúne com Reitoria para discutir sobre concurso para docentes em situação substituta


Nesta quarta (27), a diretoria da SINDUECE se reuniu com a Reitoria da UECE. 

No início da reunião a diretoria expôs sua preocupação com a segurança de docentes, num momento de crescimento da Pandemia, em que se agrava pelo receio de uma nova cepa de Manaus começar a circular no Ceará. Ao passo que expusemos todos os relatos que chegaram à SINDUECE - sobre medidas que tanto na primeira, como na segunda etapa, poderiam gerar maior rigorosidade nas medidas de biosegurança. Conforme debatido em nossa última Assembleia Docente, interpelamos à Reitoria, quanto aos procedimentos regulamentados e sobre possibilidades de novas medidas, como duas salas alternadas para as bancas e extensão do prazo de provas. Expusemos, ainda, o fato de que um(a) candidato(a) estaria falando por 50 minutos podendo estar assintomático(a), colocando a banca examinadora em risco.

Avaliamos também a possibilidade de adiamento do certame. Após todas as considerações.
O Reitor, Prof. Hidelbando Soares explanou que a não realização do certame comprometeria as atividades docentes do próximo semestre. O Prof. Altemar Muniz acrescentou o fato de que alguns cursos não contarão com docentes substitutos que hoje ocupam o posto devido o chamamento das aprovações no concurso da SEDUC.

O Reitor acrescentou que o plano de biosegurança para a segunda etapa do certame foi exposto à Comissão Estadual de Combate a Pandemia e ao Grupo de Saúde de enfrentamento no âmbito da UECE (GT Saúde), obtendo aprovação em ambos, direcionando-se pelas recomendações da OMS.

Em seguida, a Profa. Germana Paixão, que responde pela Presidência da Coordenadoria da Comissão de Concurso Docente (CCCD) apresentou o protocolo que será viabilizado. Inclusive com acréscimos de medidas de maior controle.

O referido protocolo foi lançado em novo comunicado sobre as medidas preventivas direcionadas para evitar a disseminação da COVID-19, que serão aplicados por ocasião da Prova Didática 2ª fase da seleção pública para professor substituto/temporário da FUNECE.

A profa. Germana disse de sua formação, e largo trabalho como Microbiologista e com experiência profissional com as questões de saúde, destacando seu conhecimento da situação e preocupação nas medidas de combate à disseminação da COVID-19. Informou que houve a participação de 1062 inscritos e 42% estiveram ausentes na primeira fase, 7% a mais da média histórica das seleções. Ela acredita que, além da pandemia, o lapso do tempo, entre a seleção e a realização da prova escrita, contribuíram para esse aumento de ausência. Nessa etapa serão 331 candidatos com média, de 2 a 4 aprovados em 90% das disciplinas.

Em relação à primeira etapa da seleção, afirma que todas as pessoas que solicitaram condições especiais foram atendidas e desconhece situações em que não foram observadas as situações de segurança. Obteve apoio da guarda municipal para evitar aglomeração. As salas tiveram uso em 30%, quando o protocolo permite até 40%, da sua capacidade. A correção da prova teve outra sistemática, cada banca corrigiu em processos diferenciados, com apenas 3 pessoas por sala.

Ela complementou informando que as salas utilizadas para aplicação e correção seguem procedimentos da OMS, tendo no prazo de 24h antes da entrada de candidatos ou de membros da banca, passado por higienização com hipoclorito a 10% e todos os filtros de ar condicionado são igualmente higienizados. As portas das salas permanecem abertas, evitando que haja recirculação do ar refrigerado.

Para a segunda etapa, o novo protocolo de segurança específico e com novos elementos já foi publicado e enviado a cada pleiteante.

Apresentamos as situações levantadas na Assembleia Docente, como acréscimos aos protocolos estabelecidos e maior rigorosidade na segurança.
Alguns elementos foram discutidos e, do ponto de vista técnico, foram descartados ou adaptados às possibilidades de adição às medidas já aprovadas - a exemplo do uso de microfones, que passará a ser permitido para amplificação da voz, desde que seja garantido pela(o) candidata(o) e que não seja compartilhado, pois possa vir a ser um instrumento de disseminação do vírus.

Consoante a defesa da vida de pleiteantes, a SINDUECE solicitará apreciação de autoridade de exterior conforme deliberado na Assembléia Docente.

Desde já, anuncia que disponibilizará o email da secretaria (sinduecesecretaria@gmail.com) para irregularidades que possam vir a colocar em risco a segurança das pessoas.