Voltar ao site

Nota de Pesar - Maria Helena Lima Sousa

· Notas

A Direção da SINDUECE vem a público lamentar a morte de Maria Helena Lima Sousa, docente visitante do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UECE e mãe do professor André Lima Sousa, tesoureiro na atual Diretoria da SINDUECE.

Depois de intensa luta pela vida que se prolongou por mais de três meses, a professora Helena, que tanto contribuiu com a gestão, o ensino e a pesquisa na área da Saúde Pública, nos deixa em decorrência das complicações causadas pela Covid-19. Mais uma perda irreparável que poderia ter sido evitada se não fosse a política de morte e negligência orquestrada por um governo negacionista.

Ela era doutora em Saúde Coletiva, funcionária aposentada da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, líder do Grupo de Pesquisas em Economia da Saúde da UECE e membro do Observatório de Políticas Públicas da UFC. Em artigo publicado no Jornal O Povo, em 24 de março deste ano, Helena argumentou pelo isolamento social, criticou a postura de minimização da pandemia pelo presidente e defendeu o Sistema Único de Saúde.

Nesse sentido, a SINDUECE se solidariza com a dor de parentes e amigos, cobra a aceleração da vacinação no Brasil e no Ceará e alerta para o perigo do relaxamento das medidas de biossegurança. É preciso reafirmar que a pandemia não acabou e as políticas de controle da disseminação do vírus seguem urgentes.

broken image