Voltar ao site

Nota em solidariedade a professores e estudantes da UECE perseguidos pela PF e em defesa da democracia

· Notas

A Diretoria da SINDUECE vem à público manifestar solidariedade a professores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que foram intimados pela Polícia Federal (PF), nesta semana, a prestar depoimento sobre a participação em atos antifascistas realizados em 2018. Contra o obscurantismo que tem se entranhado nas instituições brasileiras, defendemos a importância da postura antifascista, em defesa da democracia, contra a violência do Estado, o autoritarismo, a militarização e o racismo.

Reafirmamos todo nosso apoio político e jurídico para levar solidariedade aos colegas e estudantes que estão tendo seus direitos tolhidos. A acusação contra três professores e uma professora da UECE, além de cinco universitários, já foi considerada pelo Ministério Público Federal sem viabilidade. No entanto, o inquérito ainda não foi arquivado e a PF segue na perseguição contra a liberdade de expressão. A SINDUECE informa que realizou nesta quinta-feira (10) reunião com a assessoria jurídica e uma professora e um professor entre aqueles perseguidos para tratar do caso e reitera a necessidade de extinção dos processos. 

Segundo informações postadas nas redes sociais, a acusação esdrúxula da Delegacia de Defesa Institucional da PF do Ceará inclui a gravação de aulas dos professores e a indicação de que um deles teria recebido financiamento de partido político para as aulas sobre fascismo.

Diante dos desafios que esse cenário de crise profunda nos coloca, é fundamental denunciar as tentativas de intimidação daqueles e daquelas que lutam por democracia e justiça social e denunciam a violência do Estado. As ações que visam ao silenciamento de professores e estudantes configuram grave atentado aos direitos constitucionais. Por isso, é importante que saibam: não irão nos calar!

broken image