Voltar ao site

SINDUECE participa de Audiência com Reitoria

· Notícias

A Diretoria da SINDUECE participou, na tarde desta quarta-feira, 4, de audiência com a Reitoria da UECE. A reunião teve dois pontos de pauta: I Encontro Geral de Mulheres da UECE e concurso docente. A diretoria informou sobre as atividades do mês de março, o #8M e a paralisação do dia 18/03, e comunicou à Administração Superior que, na próxima segunda-feira, dia 9/03, a assembleia docente vai discutir a greve da categoria.

A Reitoria informou que a vice-governadora, Isolda Cela, foi destacada pelo governo estadual para tratar das demandas das Universidades Estaduais e, em reunião recente, decidiu-se priorizar duas áreas: infraestrutura e pessoal. Em relação às obras paralisadas, a Administração Superior informou que a empresa responsável pela reforma/construção da FACEDI, em Itapipoca, faliu. Um novo processo licitatório será necessário para a retomada dessa obra, assim como para a continuidade das reformas dos blocos didáticos do Itaperi e do campus 25 de Março – ambas de responsabilidade da mesma empresa. Quanto à reforma do DI, a Reitoria informou que a mesma necessita de medidas judiciais para a retomada.

Concurso Público

Sobre esse tema, a Reitoria informou que nesta sexta-feira, dia 6/03, irá acontecer uma reunião com o titular da SEPLAG/COGERF, Flávio Jucá, para definição da aprovação do concurso. Segundo a Administração, o governo analisa o impacto financeiro. Uma vez aprovado, o concurso segue os trâmites internos.

A Administração Superior informou também que o censo de carência docente já foi definido (com setores e prioridades) e estão, junto com a Administração Intermediária, em fase final de distribuição de vagas para cada centro. Uma vez terminada essa etapa, ocorrerá o trâmite para seleção interna de remoção definitiva de pessoal docente.

Ainda conforme a Administração, a atual discussão com o governo levará em consideração os aposentados/as, falecidos/as desde 2013, os exonerados/as desde 2015, e as demandas de três cursos novos (Ciências Sociais/FACEDI, História/FAEC e Terapia Ocupacional/CCS). De acordo com os cálculos da Reitoria, há 22 vagas ociosas dos concursos de 2012 e 2016, 183 vagas decorrentes de aposentadorias, falecimentos e exonerações, sendo 44 não atendidas no concurso anterior, e 18 de cursos novos, o que totaliza 223 vagas. Essa será a demanda a ser discutida com o Governo do Estado.

I Encontro Geral de Mulheres da UECE

Em relação ao Encontro Geral de Mulheres da UECE, que acontece nos próximos dias 12 e 13 de março 2020, no campus do Itaperi, em Fortaleza, a diretoria falou da importância do encontro e pediu garantias à administração. Foi solicitado alojamento para 120 pessoas, RU nos dias do evento com alimentação para todas e liberação das vans do interior. A diretoria reforçou a importância do I Encontro Geral de Mulheres para o fortalecimento do vínculo das mulheres da UECE, que através da organização política pressiona a gestão da UECE a assumir compromissos no combate às opressões.

Resolução PAD Substitutas/os e Temporárias/os

A Diretoria da SINDUECE pediu esclarecimentos à respeito do encaminhamento sobre a resolução de Plano de Atividade Docente (PAD) para substituto(a)s/temporário(a)s. A Reitoria informou que convocará a comissão responsável para debater alguns pontos para possível consulta à PGE sobre alguns elementos propostos (adendo do contrato, mudança do padrão de assalariamento na vigência do contrato), definindo reunião para próxima semana, possivelmente, no dia 12 de março. A Sinduece compõe a comissão e confirmou presença na reunião.