Voltar ao site

Assembleia docente aprova prorrogação de inscrições de chapas para Diretoria da SINDUECE até dia 30

· Notícias

Docentes presentes na assembleia da categoria, realizada na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Nupeinsc, decidiram prorrogar as inscrições para chapas que irão concorrer nas eleições para Diretoria da SINDUECE. Pelo edital publicado, originalmente o prazo seria até dia 28 de novembro. A data, entretanto, coincide com dia de jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022. Com o aditivo, o novo prazo passa a ser 30 de novembro e vale também para inscrições de nomes ao Conselho de Representantes.

broken image

A assembleia discutiu a importância das eleições da SINDUECE para mobilizar a categoria docente. Para a professora e membro da atual gestão Jaqueline Rabelo, é dever da entidade fazer ampla divulgação do pleito, dos locais de votação e da possibilidade do voto em outro campus. "Em dezembro muitos professores do interior estão em Fortaleza e precisamos informar que é possível fazer esse voto", enfatizou ao se referir ao voto em separado, que é um dispositivo garantido pelo edital para situações em que eleitor esteja em campus da UECE diferente de seu local de lotação acadêmica.

Já a presidenta da SINDUECE, Virgínia Assunção, ressaltou que a atual gestão termina no dia 18 de fevereiro de 2023 e tem feito um enorme esforço para garantir o processo eleitoral antes do início do recesso acadêmico. "Tentamos de todas as formas fazer as eleições caberem ainda durante o semestre para não haver desmobilização. Ao contrário do que acontecia antes, agora teremos um longo recesso e pelo limite do prazo regimental as eleições poderiam cair nesse período. Fomos impelidos pelo tempo a marcar a votação para dezembro", justificou. Pelo cronograma aprovado na assembleia,as eleições para Diretoria e Conselho de Representantes da Seção Sindical acontecem durante os dias 14 e 15 de dezembro de 2022, em urnas instaladas em todos os campi da UECE.

Outra homologação feita no espaço deliberativo foi a comissão eleitoral, que será constituída pelas professoras Sandra Gadelha, Adinari Moreira e Virgínia Assunção (suplente), além do professor André Lima.

Além do ponto das eleições da SINDUECE, foram discutidas as comemorações dos 20 anos da entidade. No dia 1o de dezembro, quinta-feira, a Diretoria promove um sarau cultural e político no Campus do Itaperi, em Fortaleza, onde será montada a exposição Memória da Luta - 20 anos de SINDUECE. Já na noite do sábado (3), a Festa ‘Se muito vale o já feito / Mais vale o que será’ anima sindicalizados e sindicalizadas no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, também na capital. Sindicalizados devem confirmar presença, com direito a acompanhante, junto à Secretaria do sindicato.

Os informes da Diretoria foram apresentados ao fim pela presidência sobre a participação no 14o Conad Extraordinário, em Brasília, as reuniões na Mesa Estadual de Negociação Permanente Setorial, a articulação com o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos (FUASPEC) pela reposição salarial e ainda a ação coletiva ajuizada para garantir o pagamento retroativo dos processos que incluem o ano de 2021. O indicativo para a próxima assembleia docente ficou para o dia 19 de dezembro.

broken image