Assembleia docente encaminha nova agenda de lutas para a primeira semana de maio
Assembleia docente encaminha nova agenda de lutas para a primeira semana de maio
Nesta segunda-feira, 29, pela manhã, ocorreu mais uma assembleia ordinária de docentes da UECE para discutir os desenvolvimentos recentes da Greve. O encontro contou com a participação de 228 professores/as no Auditório do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (Nupeinsc). Participaram também representantes da Regional Nordeste I do ANDES-SN, da Sindiurca e do Movimento Estudantil da UECE.
A pressão do movimento grevista das universidades estaduais foi exitosa ao conseguir uma reunião das três secções sindicais, Sinduece, Sindurca e Sindiuva, com o governador Elmano de Freitas, ocorrida na última quinta-feira (25) em Sobral.
A diretoria comemorou o avanço no estabelecimento do diálogo e o início de um processo de negociação, "essa vitória é da luta coletiva!", afirma a direção do Sindicato. A participação expressiva da categoria nas Assembleias, a articulação de coordenadores e diretores contra a punição de grevistas, as atividades de ocupação na universidade, a atuação nas redes sociais, as mobilizações presenciais nos diferentes campi, na visão das e dos dirgentes, cumpriram um papel crucial naquilo que avaliam como uma importante conquista, ainda que parcial. Todavia, também foi salientado na assembleia, a importância da categoria se manter vigilante e mobilizada.
É primordial a participação massiva de nossa categoria. Será um dia histórico e fundamental para a visibilidade de nossa greve: Convocamos todas/todos/todes.
Só a luta muda a vida!