Voltar ao site

Com ato na ALCE, blitz na UECE e sarau online, SINDUECE abre nova fase da campanha salarial

· Notícias

Semana agitada com atividades presenciais e online marcou a abertura da nova fase da campanha salarial docente. O Sindicato de Docentes da Universidade Estadual do Ceará (SINDUECE) lançou oficialmente o novo slogan “Universidade Estadual: reconheça o valor, respeite” e a nova identidade visual da campanha salarial nesta quinta (21), mas a pauta de reivindicações atualizada já havia sido posta durante ato realizado na Assembleia Legislativa no Ceará na semana anterior.

broken image

A campanha tem como objetivo alcançar o compromisso do Estado para realização de concurso público para professores efetivos, reposição das perdas salariais nos vencimentos e cumprimento da ascensão funcional prevista pelo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Com perdas acumuladas de quase 44% nos salários e a implementação dos processos de promoção e progressão funcional congelada pelo Estado, docentes da UECE se mobilizam para cobrar respeito do governador Camilo Santana e adesão da sociedade cearense à campanha em defesa das universidades estaduais. “Nossa campanha é para dizer que as universidades estaduais têm seu valor. Contribuímos com ensino, pesquisa e extensão para um Estado melhor, mas não há reconhecimento. Isso precisa ser reconhecido e o governo tem que respeitar”, enfatiza a presidente da SINDUECE, professora Virgínia Assunção.

Na última quinta passada (14), ato público na Assembleia Legislativa do Ceará buscou pressionar deputados estaduais para a situação das universidades estaduais. Com a presença de representantes da SINDUECE, da SINDIUVA e de movimentos estudantis, a manifestação obteve espaço para negociação com o líder do governador na Casa, deputado Júlio César (Cidadania), que  se comprometeu a fazer andar uma reunião na Secretaria de Planejamento e  Gestão do Estado (Seplag) com a presença do titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), um requerimento de audiência pública no próprio parlamento estadual e uma proposta de emenda à constituição para garantir a renovação excepcional dos contratos de substitutos e temporários para garantir as aulas deste semestre.

broken image

Ontem (21), o dia começou animado com uma blitz, na rotatória do Campus do Itaperi, em Fortaleza, para adesivaço de carros e distribuição de kits-presentes por ocasião do Dia da Professora e do Professor. À tarde, a segunda edição do Saraurial envolveu docentes em um bonito evento online que contou com música, declamação de poesia e falas em defesa da UECE. Com a participação do músico Moacir Bedê e homenagem à professora Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figuerêdo pelo seu jubileu de ouro na docência, o Saraurial foi animado ainda pelo sorteio de blusas com o slogan da campanha, revistas e livros.

A nova fase da campanha salarial é fruto de uma deliberação da assembleia de docentes da UECE e é promovida de forma unificada pelo Fórum das Três, composto pelas três seções sindicais do ANDES-SN nas universidades estaduais do Ceará: SINDUECE, Sindicato de Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (SINDIUVA) e Sindicato de Docentes da Universidade Estadual do Cariri (SINDURCA). O conceito da campanha foi desenvolvido de forma coletiva nos últimos três meses por meio de oficinas de comunicação e debates em instâncias como o Conselho de Representantes da SINDUECE e as reuniões do Fórum das Três.

broken image

“Universidade Estadual: reconheça o valor, respeite” é o slogan escolhido para representar as reivindicações dos docentes das instituições públicas cearenses de ensino superior, que desta vez estão organizadas no tripé concurso público, respeito ao PCCV e reposição salarial.

Se você ainda não retirou seu kit-presente e deseja receber em casa, por favor, entre em contato com a secretaria da SINDUECE.