Voltar ao site

Comunidade acadêmica da FACEDI se reúne com Reitoria e Estado para garantir finalização de obra

· Notícias

Não é novidade que a comunidade acadêmica da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), aguarda há seis anos com ansiedade pela finalização das obras de reforma e ampliação dos prédios. Um passo novo neste direção foi conquistado por docentes e estudantes com a mobilização do último dia 3 de maio, que abordou o ex-governador Camilo Santana na cidade, e garantiu a realização de reuniões com a presença da Reitoria da universidade e do titular da Superintendência de Obras Públicas do Estado do Ceará (SOP).

broken image

A primeira audiência ocorreu na última segunda-feira (16), em Itapipoca, com a participação do reitor Hidelbrando Soares, que ouviu as demandas da comunidade acadêmica, mas afirmou que a responsabilidade pela obra é da SOP, e não da Administração Superior da UECE. Entre os encaminhamentos firmados no espaço estão a apresentação de cronograma e plano para entrega da obra por meio de documento da Reitoria juntamento com a SOP e o acompanhamento quinzenal do cumprimentos dos prazos. Entre os principais desafios apresentados está a realocação das atividades pedagógicas e administrativas que contam hoje com as salas da sede. Para isso, ficou definido que até sexta-feira seria definido o planejamento para realocação desde que haja garantia de espaços definidos e de transporte para o deslocamento às escolas mais distantes.

Desde 2016, diversas empresas já estiveram à frente da reforma e da ampliação da FACEDI e, por problemas contratuais com o Estado, abandonaram a execução do projeto. Atualmente, a Construtora Astra é a responsável pela obra em Itapipoca. Por isso, a segunda audiência foi realizada na Superintendência de Obras Públicas na terça-feira (17), com representantes da empresa, da UECE da comissão de Obras da FACEDI, constituída por docentes. Segundo professor Célio Coutinho, presente na reunião, entre os compromissos firmados estão a entrega do Cronograma de Execução da Obra até o dia 20 de maio e a autorização de aluguel de salas para atender à demanda da comunidade acadêmica. Em relação aos cursos que serão realocados para a conclusão das obras, o reitor da UECE confirmou que a Prefeitura Municipal de Itapipoca disponibilizará ônibus para garantir o translado entre os locais onde estarão distribuídos discentes e docentes da FACEDI.

broken image

Ainda segundo informações de Coutinho, o proprietário da Astral afirmou já existir internet no campus, sugeriu que o fornecimento de água e o acesso à esgotamento sanitário fosse agilizado com apoio da Prefeitura Municipal e informou que a Enel poderá demorar de três a quatros meses para garantir a energia elétrica, já que serão necessárias subestações. O empreeiteiro assegurou que, caso a concessionária de energia não conclua a tempo as instalações, provisoriamente poderão ser utilizados geradores para que o campus possa funcionar.

Por fim, após cobranças para que o auditório também seja entregue reformado e ampliado, o reitor Hidelbrando Soares se comprometeu a solicitar ainda durante o atual governo o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários, que poderá assegurar recursos financeiros para ampliação do equipamento, e encaminhar os projetos até dia 30 de junho para que o processo de licitação seja efetivado em tempo hábil e com possibilidade de início ainda em setembro do presente ano.