Voltar ao site

Comunidade acadêmica se reúne com SINDUECE para encaminhar nova pressão para entrega da FACEDI

· Notícias

Na última terça (19) a SINDUECE se reuniu de forma remota com a comunidade acadêmica da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) que, mais uma vez, denuncia o atraso nas obras de ampliação e reforma do campus. Segundo docentes, pelo estado da construção, dificilmente será entregue no próximo semestre, como havia sido prometido pela Reitoria da Universidade Estadual do Ceará e pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado. A promessa foi feita em maio deste ano após grande mobilização da comunidade acadêmica em Itapipoca.

broken image

Docentes e estudantes promoveram uma mobilização no dia 3 de maio que abordou o ex-governador Camilo Santana na cidade e garantiu a realização de reuniões com a presença da Reitoria da universidade e do titular da Superintendência de Obras Públicas do Estado do Ceará. Nos dias 16 e 17 daquele mesmo mês foram realizadas audiências em Itapipoca e em Fortaleza para definir cronograma para execução obra e aporte de recursos. Na ocasião, o reitor Hidelbrando Soares sinalizou que a meta era entregar a reforma e a ampliação da FACEDI ainda no segundo semestre deste ano. Segundo docentes que participaram da reunião com a SINDUECE nesta semana, entretanto, pelo andar das obras dificilmente esse prazo será cumprido.

Desde 2016, diversas empresas já estiveram à frente da reforma e da ampliação da FACEDI e, por problemas contratuais com o Estado, abandonaram a execução do projeto. Por conta do novo atraso, outro ato foi realizado na inauguração de uma praça de Itapopica no dia 1 de julho, solenidade em que deveria estar a governadora Izolda Cela.

A assessoria jurídica do Sindicato também participou da reunião desta semana e novos encaminhamentos serão tirados para aumentar a pressão sobre os gestores públicos pela entrega da obra da FACEDI que, de forma injustificada, entra no sétimo ano.