Diretoria convida para segunda etapa do Planejamento Político Participativo na terça (18)
Diretoria convida para segunda etapa do Planejamento Político Participativo na terça (18)
Nova direção iniciou processo no último dia 4 e mobiliza docentes para participar da construção coletiva da agenda de lutas da SINDUECE
Nova direção iniciou processo no último dia 4 e mobiliza docentes para participar da construção coletiva da agenda de lutas da SINDUECE
A nova Diretoria da SINDUECE completa três meses de gestão na próxima terça-feira (18) e como forma de marcar a data promove a segunda etapa do Planejamento Político Participativo (PPP). O processo foi iniciado no dia 4 de maio e tinha previsão de encerramento na mesma semana, mas para garantir maior participação docente foi adiado: na nova data, o planejamento deve ocorrer no horário de 15h às 18h por meio de um encontro virtual.
O Planejamento Político Participativo (PPP) da SINDUECE foi proposto pela nova Diretoria como forma de estruturar de forma aberta e participativa a agenda de lutas durante 2021 da entidade que representa os e as docentes da Universidade Estadual do Ceará. “O PPP da SINDUECE é um importante momento de organização de professores e professoras diante dos desafios que se avolumam. O tempo presente exige de nós maior engajamento coletivo, unidade da categoria e ações concretas para enfrentarmos os tantos ataques que temos passado, por isso a participação de todas e todos é fundamental para o fortalecimento da nossa categoria”, convoca a presidente do sindicato, a professora Virgínia Márcia Assunção Viana (CESA).
Como preparação para o PPP foi disponibilizado um formulário para que filiados e filiadas possam sugerir políticas, ações concretas e elencar prioridades. O formulário segue aberto para ser preenchido no link: https://forms.gle/R5VJa4DXLaFeVEKS7.
Cerca de 60 docentes participaram da primeira etapa do PPP, que foi coordenada pelos professores André Lima (FACEDI) e Jacqueline Rabelo (FAEC). A abertura da programação se deu com a música “História para ninar gente grande”, samba-enredo apresentado pela Estação Primeira de Mangueira no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro de 2019, e na sequência foram feitos informes qualificados sobre os espaços que a SINDUECE participa.
Informes qualificados
A professora Sandra Gadelha (FAFIDAM) foi responsável pelo informe sobre o Fórum Ceará Pela Vida, criado em abril de 2020 devido à falta de atenção do governo estadual e dos ataques aos direitos no contexto de pandemia da Covid-19. Em seguida foi a vez de Virgínia Assunção apresentar a atuação do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC), que, entre outras pautas, tem levantado a bandeira da reposição salarial e feito a defesa da formação sindical. Presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), o professor Bruno Rocha foi o próximo a informar sobre a mobilização do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público (FPDSP), espaço que tem reunido esforços para valorização do serviço público e de apoio à campanha “Vacina no braço e comida no prato”. Por fim, as professoras Sâmbara Paula (CESA) e Sandra apresentaram informes sobre o Fórum Sindical Popular da Juventude por direitos e liberdade democrática e o Fórum das Três Universidades Estaduais do Ceará, respectivamente.
O momento inicial do primeiro dia de PPP foi encerrado pela professora Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo (CH) ao apresentar a história e a estrutura tanto do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN) quanto da SINDUECE. Lena presidiu a Diretoria Provisória no começo da entidade sindical dos docentes da UECE, entre 2002 e 2004, e relembrou os primórdios da organização dos professores e das professoras das Instituições de Ensino Superior, na década de 1980.
Análise de conjuntura
A programação seguiu com um debate de conjuntura instigado pelas contribuições iniciais do professor Alexandre Araújo Costa (CCT) e das professoras Eblin Farage (UFF e ex-secretária-geral do ANDES-SN) e Sâmbara. Alexandre fez uma análise internacional articulando a pandemia com a perda da democracia em diferentes contextos globais: segundo ele, os maiores números de mortes por Covid-19 foram registrados em países com governos autoritários (Trump nos EUA, Bolsonaro no Brasil e Narendra Modi da Índia). Isso nos coloca com o desafio de enfrentar não só a crise ecológica que acarreta pandemias – a que estamos passando não será isolada – como também a disseminação do necrofascismo, exigindo uma mudança profunda na sociedade que ponha fim à hegemonia do capital e ao crescimento desenfreado.
Sobre a conjuntura nacional, Eblin destacou a fragmentação da classe trabalhadora e a dificuldade de reação aos ataques da extrema-direita no país. Para a professora da Universidade Federal Fluminense, grupos ultraconservadores estão trabalhando há 20 anos para consolidar o espaço que se percebe agora hegemônico com o novo pacto social miliciano e fascista. Por fim, Sâmbara trouxe a análise para o contexto do Ceará e lembrou que, mesmo o governo de Camilo Santana alegando que está na contramão do golpe, se apresenta a favor da desarticulação de direitos e da pressão por ajuste fiscal. “Essa conjuntura aponta consequências danosas para as universidades e enormes danos ao ensino”, afirmou.
Grupos de Trabalho
O último momento da primeira etapa de planejamento do SINDUECE consistiu na divisão dos participantes em Grupos de Trabalho com os temas Carreira, Seguridade Social e Aposentadoria, Política Educacional, Política e Formação Sindical, Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual e Políticas Agrária, Urbana e Ambiental. Depois de uma hora de discussão, os GT’s socializaram as relatorias nas quais apontaram os debates mais pertinentes para cada área dentro e fora da UECE e as pautas de atuação da organização de professores e professoras nos próximos meses. Nesse sentido, a Diretoria segue com a consulta aberta por meio do questionário online (disponível pelo link: https://forms.gle/R5VJa4DXLaFeVEKS7).
Na segunda etapa do PPP, que será realizada na próxima terça (18), o propósito é reunir a totalidade de filiados e filiadas em um amplo momento de debate, reflexão e proposição sobre os caminhos que a SINDUECE deve trilhar nesse difícil tempo em que vivemos. O objetivo é ter construído, ao fim desse processo coletivo e democrático, um Plano de Lutas que expresse os desafios e as metas da categoria para o ano de 2021. Podemos contar com você?

Serviço:
Segunda Etapa do Planejamento Político Participativo (PPP) da SINDUECE
Dia 18 de maio, de 15h às 18h, por meio de sala do Meet (link a ser disponibilizado)
Mais informações: 85 99969-0108 (WhatsApp da Secretaria)