Voltar ao site

Diretoria convida para segunda etapa do Planejamento Político Participativo na terça (18)

Nova direção iniciou processo no último dia 4 e mobiliza docentes para participar da construção coletiva da agenda de lutas da SINDUECE

· Convocatórias

A nova Diretoria da SINDUECE completa três meses de gestão na próxima terça-feira (18) e como forma de marcar a data promove a segunda etapa do Planejamento Político Participativo (PPP). O processo foi iniciado no dia 4 de maio e tinha previsão de encerramento na mesma semana, mas para garantir maior participação docente foi adiado: na nova data, o planejamento deve ocorrer no horário de 15h às 18h por meio de um encontro virtual.

O Planejamento Político Participativo (PPP) da SINDUECE foi proposto pela nova Diretoria como forma de estruturar de forma aberta e participativa a agenda de lutas durante 2021 da entidade que representa os e as docentes da Universidade Estadual do Ceará. “O PPP da SINDUECE é um importante momento de organização de professores e professoras diante dos desafios que se avolumam. O tempo presente exige de nós maior engajamento coletivo, unidade da categoria e ações concretas para enfrentarmos os tantos ataques que temos passado, por isso a participação de todas e todos é fundamental para o fortalecimento da nossa categoria”, convoca a presidente do sindicato, a professora Virgínia Márcia Assunção Viana (CESA).

Como preparação para o PPP foi disponibilizado um formulário para que filiados e filiadas possam sugerir políticas, ações concretas e elencar prioridades. O formulário segue aberto para ser preenchido no link: https://forms.gle/R5VJa4DXLaFeVEKS7.

Cerca de 60 docentes participaram da primeira etapa do PPP, que foi coordenada pelos professores André Lima (FACEDI) e Jacqueline Rabelo (FAEC).   A abertura da programação se deu com a música “História para ninar gente grande”, samba-enredo apresentado pela Estação Primeira de Mangueira no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro de 2019, e na sequência foram feitos informes qualificados sobre os espaços que a SINDUECE participa.

Informes qualificados

A professora Sandra Gadelha (FAFIDAM) foi responsável pelo informe sobre o Fórum Ceará Pela Vida, criado em abril de 2020 devido à falta de atenção do governo estadual e dos ataques aos direitos no contexto de pandemia da Covid-19. Em seguida foi a vez de Virgínia Assunção apresentar a atuação do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC), que, entre outras pautas, tem levantado a bandeira da reposição salarial e feito a defesa da formação sindical. Presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), o professor Bruno Rocha foi o próximo a informar sobre a mobilização do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público (FPDSP), espaço que tem reunido esforços para valorização do serviço público e de apoio à campanha “Vacina no braço e comida no prato”. Por fim, as professoras Sâmbara Paula (CESA) e Sandra apresentaram informes sobre o Fórum Sindical Popular da Juventude por direitos e liberdade democrática e o Fórum das Três Universidades Estaduais do Ceará, respectivamente. 

O momento inicial do primeiro dia de PPP foi encerrado pela professora Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo (CH) ao apresentar a história e a estrutura tanto do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN) quanto da SINDUECE. Lena presidiu a Diretoria Provisória no começo da entidade sindical dos docentes da UECE, entre 2002 e 2004, e relembrou os primórdios da organização dos professores e das professoras das Instituições de Ensino Superior, na década de 1980.

Análise de conjuntura

A programação seguiu com um debate de conjuntura instigado pelas contribuições iniciais do professor Alexandre Araújo Costa (CCT) e das professoras Eblin Farage (UFF e ex-secretária-geral do ANDES-SN) e Sâmbara. Alexandre fez uma análise internacional articulando a pandemia com a perda da democracia em diferentes contextos globais: segundo ele, os maiores números de mortes por Covid-19 foram registrados em países com governos autoritários (Trump nos EUA, Bolsonaro no Brasil e Narendra Modi da Índia). Isso nos coloca com o desafio de enfrentar não só a crise ecológica que acarreta pandemias – a que estamos passando não será isolada – como também a disseminação do necrofascismo, exigindo uma mudança profunda na sociedade que ponha fim à hegemonia do capital e ao crescimento desenfreado.

Sobre a conjuntura nacional, Eblin destacou a fragmentação da classe trabalhadora e a dificuldade de reação aos ataques da extrema-direita no país. Para a professora da Universidade Federal Fluminense, grupos ultraconservadores estão trabalhando há 20 anos para consolidar o espaço que se percebe agora hegemônico com o novo pacto social miliciano e fascista. Por fim, Sâmbara trouxe a análise para o contexto do Ceará e lembrou que, mesmo o governo de Camilo Santana alegando que está na contramão do golpe, se apresenta a favor da desarticulação de direitos e da pressão por ajuste fiscal. “Essa conjuntura aponta consequências danosas para as universidades e enormes danos ao ensino”, afirmou.

Grupos de Trabalho

O último momento da primeira etapa de planejamento do SINDUECE consistiu na divisão dos participantes em Grupos de Trabalho com os temas Carreira, Seguridade Social e Aposentadoria, Política Educacional, Política e Formação Sindical, Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual e Políticas Agrária, Urbana e Ambiental. Depois de uma hora de discussão, os GT’s socializaram as relatorias nas quais apontaram os debates mais pertinentes para cada área dentro e fora da UECE e as pautas de atuação da organização de professores e professoras nos próximos meses. Nesse sentido, a Diretoria segue com a consulta aberta por meio do questionário online (disponível pelo link: https://forms.gle/R5VJa4DXLaFeVEKS7).

Na segunda etapa do PPP, que será realizada na próxima terça (18), o propósito é reunir a totalidade de filiados e filiadas em um amplo momento de debate, reflexão e proposição sobre os caminhos que a SINDUECE deve trilhar nesse difícil tempo em que vivemos. O objetivo é ter construído, ao fim desse processo coletivo e democrático, um Plano de Lutas que expresse os desafios e as metas da categoria para o ano de 2021. Podemos contar com você?

broken image

Serviço:

Segunda Etapa do Planejamento Político Participativo (PPP) da SINDUECE

Dia 18 de maio, de 15h às 18h, por meio de sala do Meet (link a ser disponibilizado)

Mais informações: 85 99969-0108 (WhatsApp da Secretaria)