Voltar ao site

Diretoria e GTPE realizam reunião conjunta com Conselho de Representantes

· Notícias

A SINDUECE realizou na última segunda-feira (14) reunião conjunta entre a Diretoria, a formação local do Grupo de Trabalho de Política Educacional do ANDES-SN e o Conselho de Representantes para atualizar sobre as últimas ações sindicais e iniciar o debate formativo sobre a Cartilha do ANDES que trata sobre ensino remoto e destruição do trabalho docente. O próximo encontro foi marcado para o dia 25 deste mês, às 14h.

broken image

Entre os informes, foi socializado para os docentes sobre os debates promovidos pelos Grupos de Trabalho do ANDES na UECE (GTPE e GTPFS) com temas sobre financiamento da educação pública, Base Nacional Comum Curricular, ensino remoto e seus efeitos, conjuntura nacional e pandemia; a vitória para garantir vacinação sem coação através do mandado de segurança coletivo impetrado pela SINDUECE e a condução da campanha salarial articulada ao Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) e ao Fórum das Três, visando implementar a Mesa Permanente de Negociação e a Mesa Setorial de Negociação.

Sobre as questões acadêmicas da UECE, a reunião discutiu ainda o resultado da Câmara de Coordenadores que encaminhou a aprovação do 3hx1h para apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), as questões suscitadas sobre o Plano de Atividade Docente (PAD) e o cancelamento  do semestre 2021.2. A maioria dos colegiados estão de acordo com o cancelamento do semestre e já registraram esse debate.

Além disso, a diretoria da SINDUECE abordou o inquérito na Polícia Federal envolvendo professores e estudantes da UECE e relatou a mobilização de apoio político e jurídico que tem sido feita. Outro ponto mencionado foi o Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro, que será realizado no sábado (19), e a disponibilização de apoio da SINDUECE aos campi que desejam realizar atos nessa data.

Dos 12 representantes que compõem o Conselho, estavam presentes na reunião as professoras Edleuda Rodrigues, Camila Dutra, Geandra Cláudia, Lucíola Andrade e Lineuda Murta, o professor Franciglauber Bezerra, além das representantes da Diretoria, as professoras Virgínia Assunção, Márcia Melo e Raquel Dias. Em conjunto, foi definido que o debate formativo do GTPE sobre a Cartilha do ANDES que trata sobre ensino remoto e destruição do trabalho docente será conduzido na próxima reunião.

Cartilha do GTPE do ANDES-SN

O volume 4 da Cartilha Projeto do Capital para a Educação: O ensino remoto e o desmonte do trabalho foi produzida pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do Sindicato Nacional e atualiza as análises dos volumes anteriores.  Lançada em setembro do ano passado, a cartilha trata de temas atuais, como a pressão que governos e empresas privadas têm feito para a implementação do ensino remoto nas instituições de ensino superior durante a pandemia da Covid-19, que já vitimou quase 500 mil pessoas em todo o país. A publicação ainda traz conceitos sobre ensino remoto, trabalho remoto e o Ensino à Distância, além de expor ações de luta contra a precarização da educação via ensino remoto.

Leia a cartilha na íntegra: no ISSUU ou em PDF