Voltar ao site

Docentes aprovam estratégias para as próximas semanas de greve

· Notícias

Em nova rodada de Assembleia Docente, professores e professoras avaliam últimas atividades de greve e encaminham ações para pressionar a reabertura da mesa de negociação e Audiência Pública na ALECE.

broken image

O encontro iniciou com homenagens em memória ao professor de Pedagogia da UECE, José Alex Soares Santos, falecido em dezembro de 2023. Alex foi um grande companheiro, amigo, lutador incansável para a defesa da educação pública e uma inspiração para todos e todas que o conheceram. Nosso colega partiu sem ter seu título de Doutor reconhecido pela Universidade a qual dedicou anos de sua vida sendo essa uma de suas grandes aflições. Alex era um dos mais de 400 docentes que estavam com seus processos congelados, sendo essa uma das nossas pautas primordiais da greve.

Relembrando as atividades das últimas semanas, docentes do interior enfatizaram as visitas nas Câmaras Municipais e as atividades de formação promovidas nos Centros. Também foi destaque, o ato público da Praça do Ferreira, a participação do presidente da Sinduece na Rádio Jangadeiro e na Audiência Pública do Juazeiro do Norte, articulada pela Sindurca.

Encaminhamento de atividades

As e os professores presentes aprovaram por unanimidade as próximas atividades de greve, que consistem em acompanhamento da agenda do Governador Elmano de Freitas (PT) presencial e em lives. Além disso, as estratégias incluem Cinegreve na Praça da Gentilândia, exposição de registros do movimento paredista em prédios públicos, manutenção da presença nas rádios interior e capital, assim como continuar na pressão pela Audiência Pública e a promoção do ato de 60 dias de greve no dia 4 de junho.

Esta última atividade será pauta prioritária na próxima reunião do comando de greve, nesta quarta-feira (29).