Docentes da UECE paralisam nesta quarta (19) e endossam o Dia Nacional de Luta com pautas nacionais e locais
Paralisação foi aprovada durante assembleia de docentes da UECE realizada na última quinta (13)
Paralisação foi aprovada durante assembleia de docentes da UECE realizada na última quinta (13)
Durante assembleia realizada na última quinta (13), professores e professoras da UECE aprovaram a indicativa do ANDES-SN para paralisar nesta quarta-feira (19) e integrar o Dia Nacional de Luta – A Educação Precisa Resistir. O movimento conta com a participação de centenas de entidades em todo o país contra a retirada de direitos e os cortes bilionários no orçamento perpetrados pelo governo federal e em tramitação no Congresso Nacional. Para a data estão sendo marcadas mobilizações contra o texto do PL 5595/2020, que pretende tornar a Educação um serviço essencial, e da PEC 32, que prevê a destruição do serviço público.
Para não esquecer também os ataques do governador Camilo Santana aos direitos dos trabalhadores no Ceará, a categoria decidiu ainda em assembleia ampliar a pauta com reivindicações locais: valorização docente com respeito ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, reposição das perdas de 30% nos salários, concurso para professores efetivos e reabertura da Mesa Estadual de Negociação Permanente com os servidores públicos.
Em respeito às medidas de distanciamento social para enfrentamento à pandemia, a SINDUECE organizou uma programação que inclui realização de lives, projeções de material audiovisual, além da divulgação de faixas, adesivos e spots de rádio. Neste dia não haverá realização de aulas em caráter remoto e os discentes também estão convidados a integrar a jornada de lutas em defesa da Educação.
Em meio a tantos e graves ataques que a Educação Pública está sofrendo no Brasil e no Ceará, convocamos toda a categoria docente e aqueles que militam em defesa do direito à Educação a reforçar a agenda de mobilização.
Confira a programação completa:
