Voltar ao site

UECE escolhe Reitor, Diretores e Conselheiros

· Notícias

As eleições ocorridas na última quarta (18) na Universidade Estadual do Ceará são responsáveis por expressar os anseios da comunidade quanto a representação em conselhos institucionais e na administração da instituição a partir da escolha de docentes para assumirem a gestão da Reitoria e das direções de unidades acadêmicas.

O espírito de responsabilidade com a UECE que marca a trajetória do Sindicato nos convoca a, mais uma vez, contribuir com a manutenção da ordem democrática e ampliar os debates e diálogos entre os diversos segmentos para, juntas e juntos, pensarmos os rumos da instituição. Neste sentido, realizamos debates presenciais antes do período pandêmico. Já em tempos remotos, pautamos sabatinas e debates entre pleiteantes à Reitoria e mediamos debates entre candidaturas às direções de centro – quando solicitados – que ampliaram a discussão política para tomada de decisão e escolha dos votos. Vale lembrar da carta de compromissos lançada pela SINDUECE e assinada pelas candidaturas.

A experiência nos faz avaliar criticamente um aspecto fundamental da democracia interna que, a despeito da valorização integral da perspectiva de cada segmento acadêmico, mantém a proporção que confere a docentes o peso de 70% da decisão em detrimento dos 15% conferidos a técnico-administrativos e estudantes. Queremos que todos os segmentos tenham voz e isso perpassa por profundo debate que envolva o conjunto da diversidade ueceana. Por isso, com o resultado da apuração, convocamos a reflexão sobre o tema e pautamos o compromisso das eleitas e dos eleitos com a retomada séria desta pauta.

Em tempos de tamanho cerceamento à democracia universitária enfrentada nas Universidades Federais com intervenção do Governo – como bem temos percebido na UFC e na UNILAB – nos comprometemos desde já em lutar para assegurar a posse das chapas mais votadas para cada seguimento.

Por fim, parabenizamos a todas e todos que participaram do processo. Agradecemos aos mais diversos campos políticos que expressaram seus projetos para a UECE e, sobretudo, queremos valorizar a todas e todos que exerceram a cidadania nos mais diversos campus. Dos estudantes que se deslocaram centenas de quilômetros para votar, aos professores que realizaram voto em trânsito, temos uma importante expressão da pluralidade que permeou este processo e da corresponsabilidade da comunidade acadêmica com a tomada compartilhada de decisões.

Em especial, lançamos congratulações aos eleitos e eleitas reforçando que conduzirão o rumo das discussões e das tomadas de decisões importantes e este local de poder carece atenção e valorização das múltiplas posições nutridas na UECE. Esperamos, para o próximo período, que o amplo debate semeado com as eleições permaneça vivo e construa uma Universidade que defenda a vida, que valorize a ciência e combata o negacionismo, que honre os direitos dos servidores públicos e não deixe nenhum ente da comunidade acadêmica para trás.