Voltar ao site

No Dia Internacional de meninas e mulheres na Ciência, valorize as pesquisadoras da UECE

Conheça e leia professoras contempladas com bolsas de produtividade no CNPQ

· Notícias

No advento do Dia Internacional de Meninas e Mulheres na Ciência e nos marcos de comemoração de um ano de realização do 1º Encontro de Mulheres da UECE, celebramos a posse da nova diretoria do Sindicato composta majoritariamente por feministas e o expoente de pesquisadoras da instituição que se destacaram com aprovações de Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ – ainda em dezembro de 2020.

Ao total, sete professoras da UECE foram contempladas com a iniciativa nacional de fortalecimento da ciência brasileira. São elas: Lia Pinheiro, da FAEC; Ana Silvia Ipiranga, do CESA; Ana Paula Rodrigues, da FAVET; Claudiana Alencar, do CH; Denise Elias, do CCT; Vera Santiago, do CH; e Isabel Sabino, do CED.

Dentre as pesquisas, destacamos a iniciativa de Isabel Sabino que, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), se debruça sobre a atuação de docentes em início de carreira nas universidades públicas cearenses com atenção aos aspectos metodológicos para inclusão de estudantes com deficiência. Assim, a pesquisa contribuirá com o fortalecimento de novas docentes e pesquisadoras em meio aos desafios inerentes da ocupação da sala de aula.

Ao pensar sobre a maior ocupação de mulheres na formulação do desenvolvimento científico, Isabel acredita que é um prenúncio de boas novas diante do “cenário regressivo de financiamento para esse campo no atual momento histórico e em que a misoginia aflora”, contextualiza.

O SINDUECE parabeniza a todas as mulheres que compõem a cena universitária e, historicamente, se soma aos esforços por condições dignas de entrada e permanência de todas nós, pela superação do machismo e das violências de gênero, pela valorização da mulher e pelo respeito aos nossos direitos.

Somos parte da luta por mais mulheres na ciência!

broken image