Voltar ao site

Nos guardando para quando o corona passar: fiquemos em casa, em defesa da vida!

· Notas

Tendo em vista todo o cenário de incertezas sobre o agora e o futuro, consequência do risco iminente trazido pela covid-19 à vida da população, notadamente, das pessoas mais vulneráveis à infecção pulmonar, e atendendo à recomendação de médicos e cientistas nacionais e internacionais, bem como da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Diretoria da SINDUECE defende que a prevenção mais eficaz no momento dessa pandemia é a manutenção do regime de Quarentena para todas e todos estudantes, docentes e técnico-administrativos, integrantes da comunidade ueceana.

Nesse sentido, a Diretoria da SINDUECE, considerando a impossibilidade de realização de aulas com encontros presenciais, determinadas pelo Governo Estadual, e a aproximação do encerramento do semestre 2019.2 na UECE, entende que algumas atividades na graduação possam ser realizadas, excepcionalmente, com suporte das tecnologias digitais de informação e comunicação, porém, observando suas possibilidades técnico-operacionais e pedagógicas. Temos clareza das limitações e perdas na adoção dessas medidas nesse período de finalização do semestre em curso, em meio ao necessário isolamento social, por isso, pelas imposições da atual conjuntura e dada a incerteza de quando será possível retornarmos às aulas presenciais, avaliamos que há possibilidades de junto com nossas(os) alunas(os) acordarmos caminhos conciliatórios para finalização das disciplinas, buscando uma redução de danos, ou minorando prejuízos, quais sejam estes.

Por outro lado, antevendo que as medidas de isolamento se estenderão por períodos superiores aos previamente determinados, defendemos a manutenção da suspensão das aulas, na graduação e pós-graduação, até o restabelecimento de total segurança sanitária, o que poderá alcançar o período previsto para o início do semestre 2020.1. Assim, em total consonância com o Anexo do Ofício Circular nº 088/2020 – ANDES-SN, repudiamos a adoção proposta da Portaria Ministerial nº 343/2020-MEC, que sugere a realização de atividades acadêmicas via EaD, em substituição às aulas presenciais enquanto perdurarem as medidas de combate a disseminação do Coronavírus. Adotar essas medidas e encará-las como ordinariamente possíveis, permitirá o avanço de uma agenda privatista alinhada aos interesses do mercado no ensino superior.

Reforçamos, portanto, que a retomada das aulas na forma presencial tanto na graduação – presencial e semipresencial, como na pós-graduação só aconteça quando houver segurança de saúde para toda comunidade acadêmica, ocorrendo os devidos reajustes que por ventura se façam necessários no calendário acadêmico. Agir em contradição ao isolamento social é reforçar um discurso ultraconservador e que terá efeito genocida! No contexto de incertezas, seguir resguardando a vida de todas e todos é a forma de garantir a qualidade das atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) desenvolvidas pela UECE, nos seus 45 anos de existência, e oferecidas à sociedade cearense.