NOTA DA DIREÇÃO DA SINDUECE - Reunião entre Reitorias e Direção das Seções Sindicais.
NOTA DA DIREÇÃO DA SINDUECE - Reunião entre Reitorias e Direção das Seções Sindicais.
Logo após o ato vitorioso realizado no dia de ontem (17), as direções das três seções sindicais (Sinduece, Sindurca e Sindiuva) as três Reitorias (UECE, UVA e URCA) reuniram-se para apresentação de nova proposta de estabelecimento da mesa de negociação com o Governo do Estado.
O teor da proposta, ipsis litteris, versa:
[...] Com vistas ao restabelecimento do diálogo democrático e transparente entre as partes, apresentamos ao SindUece a proposta de suspensão do movimento grevista por 72 horas, período em que se estabelecerá a mesa de negociação com o Governo das pautas formalmente apresentadas por cada secção sindical às Reitorias das Universidades. (Ofício nº 519/2024-PRES, de 17 de abril de 2024.)
A voz uníssona das três seções sindicais afirmou que qualquer deliberação se dará após discussão em assembleia geral de docentes, muito embora tenhamos destacado que a criminalização em curso estabelece barreiras para negociações com o Governo do Estado, devendo ser esse o ponto de partida de qualquer propositura.
Avaliamos, ainda que de modo preliminar, tratar-se de uma proposta sem avanços expressivos ao já apresentado anteriormente. As Reitorias reafirmaram seus esforços em estabelecer negociação com o Governo e o movimento paredista travado nas três Universidades Estaduais, apresentando, inclusive a disposição do governo para recrudescimento das ações em curso (estabelecimento de multas, p. ex.) ou outras que venham a se efetivar.
Hoje, 18 de abril de 2024, ocorreu nova audiência de conciliação, momento em que apresentamos a decisão aprovada em assembleia, ou seja, posição contrária ao que foi proposto pelo Governo do Estado. Reafirmamos que a percepção da categoria é que a falta de diálogo nos colocou em greve e será necessário o estabelecimento de uma mesa de negociação com elementos que possam ser colocados ao debate para a categoria em greve. O representante da PGE avaliou que não há espaço para avançar numa conciliação ao que julgamos ser o mínimo e assim, não restou outra alternativa fazer com que o processo retorne ao Desembargador para avaliar o agravo apresentado por nós, pedindo reconsideração da liminar que declarou ilegal o movimento paredistas deflagrado por nós.
Por fim, após a reunião em que apresenta a nova proposta, a Reitoria convoca as direções de centro/faculdade e pró-reitorias para reunião com a pauta "greve", o que deve está em curso no momento de publicação dessa nota. Estaremos atentas/os ao que será tratado, ao tempo que pedimos que colham informações sobre as decisões para serem somadas às nossas análises na Assembleia de segunda (22/04).
Assim, seguindo o método, convocamos todas/es/os a participarem da próxima assembleia de docentes na próxima segunda (22), às 14h no auditório do NUPEINSC e nas retransmissões nos campi da UECE, para apresentamos análises e posições sobre o que transcorreu na busca do estabelecimento de mesa de negociação com o Governo do Estado. Toda e qualquer deliberação será sempre da base e pela base.
Em luta, juntas/es/os e fortes!
Diretoria da Sinduece.