Voltar ao site

Nota da Diretoria do ANDES-SN repudia postura autoritária e persecutória da Reitoria da UECE

· Notícias,Notas

A Diretoria do ANDES-SN encaminhou na última segunda-feira (5) circular em que encaminha nota em repúdio à postura autoritária e persecutória da Reitoria da UECE. O documento se solidariza com o movimento estudantil da Universidade e cobra diálogo da Administração Superior com a comunidade acadêmica.

Confira abaixo o texto na íntegra.

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO À POSTURA AUTORITÁRIA E PERSECUTÓRIA DA REITORIA DA UECE

Estudantes, professores e professoras da Universidade Estadual do Ceará (UECE) saíram às ruas, no dia 29 de agosto, fechando uma faixa da Avenida Silas Munguba, em protesto contra a suspensão da renovação dos contratos de docentes substituto(a)s e temporário(a)s na instituição.

Ao final do ato, estudantes da UECE se dirigiram ao Restaurante Universitário (RU) e, como forma de protesto contra a precária assistência estudantil e à dificuldade de acesso ao RU por parte do (a) s estudantes de baixa renda, distribuíram tickets para membro(a)s da comunidade universitária que, por meio desses, se alimentaram sem fazer qualquer pagamento.

Sobre a manifestação ocorrida no RU da UECE, se eximindo da responsabilidade com ações que têm impactado negativamente tanto no funcionamento da instituição quanto na qualidade da formação ofertada pela Universidade, a Reitoria divulgou nota culpabilizando o(a)s manifestantes por qualquer dano ao erário público, indicando a abertura de processos administrativos contra estudantes envolvido(a)s e ameaçando suspender funcionamento do RU, caso isso venha a ocorre novamente.

A Diretoria do ANDES-SN repudia a postura autoritária e persecutória da Reitoria da UECE e se solidariza com o (a) s estudantes que buscam bravamente rearticular a luta para defender a Universidade Pública e, em especial, a Universidade Estadual do Ceará.

Uma gestão democrática deve prezar pelo diálogo com a comunidade universitária, com quem deve construir coletivamente o enfrentamento dos problemas no ambiente acadêmico. A organização política do Movimento Estudantil é parte legítima do ambiente universitário e assim deve ser respeitada, ainda mais sendo considerada a insuficiente democracia brasileira.

O ANDES-SN compreende que a Universidade Pública constitui um espaço de construção das liberdades democráticas por excelência. E só poderemos enfrentar um contexto neofacista evitando toda forma de truculência e cerceamento diante de qualquer manifestação e protesto no interior de Instituição dessa natureza.

Brasília (DF), 02 de setembro de 2022.

Diretoria do ANDES Sindicato Nacional

 

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK