Nota de repúdio à concessão do título de Cidadão Fortalezense ao inelegível e genocida, Jair Bolsonaro

Nos solidarizamos também com o presidente do Sindjorce

· Notas

A Sinduece se une ao movimento de resistência e repúdio à concessão do título de Cidadão Fortalezense ao inelegível e genocida, Jair Bolsonaro, pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Na última terça-feira (12), apesar da falta de maioria na Câmara (23 vereadores/as não apoiaram essa decisão1), o título foi concedido com 20 votos a favor. O projeto de titulação foi proposto por um vereador do partido União Brasil.

Os representantes eleitos pelo voto popular desrespeitam a maioria das urnas que, no dia 04 de Outubro, não reelegeu o ex-presidente da república. Este se tornou o primeiro presidente da história a não ser reeleito, mesmo usando toda a máquina pública, manipulando a Polícia Federal, assediando os eleitores e criando um cenário de desinformação nunca visto em outras eleições. Além disso, vão em contramão também da decisão da Justiça Eleitoral, que em 30 de junho, declarou Jair Bolsonaro inelegível.

A CMFor envergonha a capital do Ceará, estado que fez pressão contínua, atos e mobilização, até durante a pandemia, pelo fim do mandato de morte do ex-presidente. Tomar essa decisão é desconhecer o próprio local onde legislam, desconhecer seus eleitores e tripudiar das centenas de mortes que tivemos devido ao negacionismo e desinformação de quem decidiram homenagear.

E não nos enganemos. Embora alguns de nós possam olhar com desdém para esse título de cidadania, vendo-o como mera homenagem simbólica sem muitos impactos no cotidiano, é necessário muito alerta para o cenário que já se forma na Câmara. Vereadores e deputados de extrema direita demonstram sua capacidade de organização e de aprovar projetos que não refletem a maioria da decisão da população e acenam para um cenário preocupante para o ano eleitoral do ano que vem.

Como sindicato dos docentes, comprometido com a democracia, a defesa dos direitos humanos, a diversidade e a igualdade, - princípios que acreditamos estar em sintonia com nossos sindicalizados - é crucial que estejamos atentos/as ao fato de que, embora Bolsonaro tenha sido derrotado nas urnas, o bolsonarismo persiste. Estamos prontos e vigilantes para fazer oposição e nos somar aos movimentos que irão combater qualquer tentativa de avanço do bolsonarismo.

Prestamos também toda nossa solidariedade ao presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, que tem sido alvo de ataques bolsonaristas nas suas redes pessoais por se manifestar contra a honraria concedida pela CMFor. Nossa solidariedade se estende não apenas pela unidade de classe, mas também porque concordamos plenamente com tudo o que foi exposto pelo Sindicato.

A Sinduece durante os quatro anos do desgoverno de Jair Bolsonaro fez oposição, em conjunto com os outros sindicatos e a população fortalezense. Fortaleza, Ceará e o Nordeste disseram NÃO à política fascista, de morte, ódio e retrocesso que a figura deste homem representa. E continuemos dizendo NÃO a quaisquer honrarias infundadas que sua trupe tente, de modo sorrateiro, aprovar. Seguimos sendo resistência ao bolsonarismo, não devemos esmorecer.

1 12 votos contras, 4 abstenções e 7 não votaram