Nota de repúdio da Diretoria da SINDUECE à desinformação propagada sobre as deliberações do 65° Conad

· Notícias,Notas

A Diretoria da SINDUECE vem a público repudiar matérias e notas que vêm sendo propagadas para disseminar desinformação acerca das deliberações do 65º Conad, realizado entre os dias 15 e 17 de julho, em Vitória da Conquista (BA). Uma destas é a matéria publicada em jornal próprio e nas redes sociais pela Diretoria ADUFRJ, no último dia 22, em que já no título cria uma inverdade ao afirmar “ANDES nega apoio a Lula”. Outra é intitulada “65° CONAD: eleições? Que eleições?” e foi publicada no dia 18 deste mês no portal do Renova ANDES.

É necessário resgatar a verdade dos fatos para que a propagação de desinformação não seja uma prática naturalizada dentro da disputa sindical.

1. No 65º Conad, o tema das eleições foi discutido tanto no Tema 1 do Caderno de Textos, que dava conta da análise de conjuntura, como também no espaço dos grupos mistos a partir da TR 9, intitulada “O ANDES-SN Tem o Direito de Ficar Indiferente às Eleições de 2022?”. Este texto propunha apresentar uma carta de reivindicações ao presidenciável Lula e, depois de debates e votação democrática, as 58 seções sindicais presentes no 65º Conad deliberaram que a entrega de documento do mesmo tipo seria feita a todos/as presidenciáveis, com exceção de Jair Bolsonaro.

2. A decisão foi tomada com base na compreensão da autonomia do Sindicato Nacional, que ao longo da sua história tem primado pela independência política em relação a governos, partidos e reitorias. Portanto, o mais adequado seria a exposição das reivindicações da categoria para todos/as candidatos/as do campo democrático à Presidência da República, o que não inclui Jair Bolsonaro. Esse entendimento está presente na atuação do ANDES nos últimos quatro anos, que sob a consigna de “derrotar Bolsonaro nas urnas e nas ruas”, tem orientado as seções sindicais a participar da construção de atos que denunciem o atual governo pelo seu caráter neofascista, genocida e destruidor de direitos.

3. Portanto, a acusação de que o ANDES-SN não tem dado centralidade às eleições gerais do país não só é falsa como esconde o real debate ocorrido nas instâncias deliberativas e apaga a trajetória de intensa mobilização que tem sido promovida durante os últimos anos. No bojo dessas ações está a deliberação do 40º Congresso do Sindicato Nacional, realizado entre 27 de março e 1º de abril de 2022 na cidade de Porto Alegre (RS), que adiou para o próximo ano as eleições internas do ANDES para que estas não coincidissem com as eleições gerais do país, justamente pela compreensão de que o pleito deste ano no Brasil tem importância fundamental para o futuro da democracia.

Por fim, é necessário apontar ainda a gravidade da matéria da ADUFRJ ao utilizar de forma indevida e não autorizada a imagem da cantora Anitta. A exploração da imagem de uma mulher como estratégia sensacionalista para alcançar atenção é não apenas uma ação que vai de encontro à disputa política qualificada como também expõe as entranhas do machismo na nossa sociedade.

broken image