Nota de repúdio e solidariedade as/aos servidores e servidoras do Detran que sofreram dura repressão do governo de Elmano de Freitas

· Notas

As lamentáveis imagens que circularam pela internet no dia de ontem (22) evocam lembranças sombrias da ditadura militar ou nos fazem associar imediatamente ao que se espera de um regime autoritário. Sob a administração de Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores, testemunhamos o uso truculento do Batalhão de Choque da Polícia Militar para reprimir as e os servidores do Detran, com uso desnecessário de sprays de pimenta, que protestavam de forma pacífica nas imediações do Castelão. São esses e essas servidores/as que mantêm o Ceará em funcionamento, contribuindo para seu crescimento econômico e que demandam apenas o respeito aos seus direitos fundamentais. É assim que Elmano de Freitas valoriza as/os servidores?

Com cerca de 70 participantes, as e os trabalhadores do Detran denunciavam a fiscalização de veículos feita por terceirizados, uma manobra do governo para tentar contornar a greve ao invés de retomar o diálogo. E foram brutalmente surpreendidos com violenta e desproporcional ação da Polícia Militar.

Atônitos, tomados pela indignação e profundo repúdio, apelamos ao Governo do Estado que cesse a barbárie e que cenas como estas jamais se repitam, com nenhum e nenhuma trabalhador/a! O uso abusivo de força com uso indiscriminado de agentes químicos, como o spray de pimenta que foi utilizado sob protestantes, é um grave ataque aos princípios da democracia e ao direito constitucional de protestar.

A greve do Detran é legítima e nos solidarizamos incondicionalmente com sua luta, que há mais de um mês vem todo dia lutando e dialogando com a sociedade e expondo o descaso e a prática anti-sindical do governo do Estado. Estamos juntos e juntas com o Detran em sua luta, pois suas reivindicações são justas e legais. Sem violência, sem criminalização, sai de trás do batalhão e vem dialogar, Elmano!