Voltar ao site

NOTA DE REPÚDIO SOBRE O CORTE SALARIAL DOS/DAS DOCENTES DA UESPI REALIZADO PELO GOVERNADOR RAFAEL FONTELES (PT)

· Notas

Com revolta e indignação, recebemos a notícia que nossas/os colegas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foram alvos de uma manobra imoral realizada pelo Governo Estadual, que deliberadamente descontou os salários de docentes após corte de ponto de pelo menos 64 professores/as, em decorrência da greve legítima por melhores condições trabalhistas. A Sinduece repudia veementemente a medida autoritária, arbitrária e anti-sindical do governador Rafael Fonteles do Partido dos Trabalhadores (PT), que contradiz os princípios históricos de seu partido.

Docentes da UESPI deflagraram greve no dia 2 de janeiro em busca de Reposição Salarial e em protesto contra medidas anti-educacionais que minam o tripé universitário - Ensino, Pesquisa e Extensão. Na última quinta-feira (25), as trabalhadoras e os trabalhadores da universidade foram surpreendidos com descontos em seu contracheque, como exposto nas redes sociais do sindicato ADCESP, com cortes chegando a 50% da remuneração.

O corte salarial foi dado sob justificativa de suposta faltas, mesmo os/as docentes cumprindo o percentual legal de greve, e mantendo seu compromisso com a pesquisa e extensão. Este ataque acende um alerta para todos e todas nós que lutamos por melhores condições. A greve é um direito e é legítima.

broken image

Nos solidarizamos irrestritamente com a legal e necessária luta das professoras e dos professores da UESPI, não só pela unidade de classe, mas por considerarmos justas as suas reivindicações em defesa de uma universidade pública e com dignidade para seus educadores e educadoras. Repudiamos veementemente a perseguição antidemocrática de um governo que deveria ser defensor das/os trabalhadoras/es e dos ideais progressistas, mas que, preocupantemente, revela-se autoritário para todas/os nós.

Estamos juntos nessa luta em defesa dos direitos dos professores e das professoras da UESPI e dos/das que compõem a ADCESP. É crucial estarmos unidos e unidas em resistência coletiva por nossos direitos, a perda de um/a refletirá em todas nós. Entidades sindicais e movimentos sociais estejamos organizados e atentos, pois mexeu com um mexeu com todas!