Voltar ao site

Nova Diretoria realiza primeira reunião com Conselho de Representantes da SINDUECE

· Notícias

A nova Diretoria da SINDUECE realizou na tarde desta sexta-feira (3), de forma remota, a primeira reunião com o Conselho de Representantes da entidade. Sete unidades acadêmicas (CCS, CCT, CECITEC, CESA, FACEDI, FECLI e FAFIDAM) estavam representadas por dez conselheiros/as. Em dezembro, a nova formação já havia se reunido com a diretoria anterior do Sindicato para deliberar a formação do Conselho Fiscal.

Na saudação inicial durante o encontro desta sexta, o presidente da SINDUECE, Nilson Cardoso, explicou que o intuito do espaço é estreitar laços com a base docente por meio do enraizamento em todas as unidades acadêmicas da UECE. “Queremos um diálogo aproximado com vocês para trazer e levar anseios da categoria e fortalecer a interlocução com as diretorias de centros e faculdades”, enfatizou.

broken image

Na pauta estavam informes sobre a campanha salarial e a convocação do último concurso público da UECE. Raquel Dias, vice-presidenta do Sindicato, aproveitou para compartilhar informes sobre a participação da Diretoria em reuniões com Secretaria da Gestão e Planejamento (Seplag), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), Reitoria e Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (FUASPEC). "Nós temos uma perda acumulada de 37,3% nos salários. Após o acampamento de nove dias em frente ao Palácio da Abolição conseguimos retomar as duas mesas de negociação com o governo do estado. Agora estamos na pressão e na expectativa que em março o governo apresente uma resposta à nossa proposta de reposição", atualizou.

O professor Alex Santos aproveitou o espaço para discutir as condições materiais para que a base participe das atividades sindicais. Sobre isso, Raquel explicou que é desejo da Diretoria realizar assembleias docentes por meio de videoconferência, opção que é permitida pelo regimento do ANDES-Sindicato Nacional. A viabilidade da alternativa ainda está estudo e o tema deve ser pauta da próxima reunião do Conselho de Representantes. "Há possibilidades que podem ser pensadas de acordo com o que for melhor para a base da SINDUECE", garantiu.

O presidente da SINDUECE deixou o convite para que conselheiros e conselheiras participem da primeira assembleia docente convocada pela nova gestão. O encontro da base acontece na próxima sexta-feira (10), com segunda chamada às 9h, no auditório do Nupeinsc, no Campus do Itaperi (em frente à Biblioteca Central). No dia haverá a posse simbólica da nova Diretoria e homenagem aos trabalhos da direção anterior.

Participaram da reunião de hoje os representantes Ana Leite (CCS), Bruna Dayane Xavier de Araújo (CCT), Caroline Magalhães Lima (CESA), Djane Ventura de Azevedo (CECITEC), Franciglauber Bezerra (CECITEC), João Rameres Regis (FAFIDAM), José Alex Soares Santos (FACEDI), Katia Oliveira (FAFIDAM), Sâmbara Francelino (CESA) e Saulo de Araújo Lemos (FECLI).

Entenda

As eleições da SINDUECE ocorreram de forma presencial nos dias 14 e 15 de dezembro de 2022. Dos 384 sindicalizados aptos no período, ou seja, que tinham se filiado há pelo menos dois meses e estavam em dia com a contribuição sindical, 154 compareceram às urnas. Na última votação para o sindicato, em 2020, que por conta do isolamento social imposto pela pandemia ocorreu pela internet, apenas 25 votos foram computados a mais.

O novo Conselho de Representantes foi eleito em dezembro de 2022 junto à votação que também escolheu a nova Diretoria da SINDUECE. O resultado final garantiu 149 votos para a Chapa 1 - É Preciso Estar Atento/a e Forte, 4 brancos e 1 nulo. Das representações para o Conselho, foram 6 votos na chapa do CCS, 5 na do CCT, 7 na do CED, 10 na do CESA, 13 na do CH, 5 na da FAVET, 7 na do CECITEC, 14 na da FACEDI, 15 na da FAEC, 28 na da FAFIDAM, 18 na da FECLESC e 17 na da FECLI.

A primeira reunião do novo Conselho aconteceu ainda em dezembro do ano passado, quando houve a discussão e indicação de nomes para composição do Conselho Fiscal. Segundo o regimento da SINDUECE, o Conselho Fiscal é formado por até cinco docentes e tem como responsabilidade a fiscalização da gestão financeira e patrimonial da Seção Sindical. Os nomes sugeridos para o mandato 2023-2025 incluem como titulares Franciglauber Bezerra (CECITEC), Tereza Vasconcelos (CCT) e Edite Colares (CED), e como suplentes Lineuda da Costa (FAVET) e Kátia Oliveira (FAFIDAM).

O novo Conselho de Representantes para mandato 2023-2025 é formado por:

Centro/Faculdade: CCS

Titular: Ana Cláudia de Souza Leite

Suplente: Erasmo Miessa Ruiz

Centro/Faculdade: CCT

Titular: Bruna Dayane Xavier de Araújo

Suplente: Tereza Sandra Loiola Vasconcelos

Centro/Faculdade: CED

Titular: Edite Colares Oliveira Marques

Suplente: José Ernandi Mendes

Centro/Faculdade: CESA

Titular: Caroline Magalhães Lima

Suplente: Sâmbara Paula Francelino Ribeiro

Centro/Faculdade: CECITEC

Titular: Franciglauber Silva Bezerra

Suplente: Djane Ventura de Azevedo

Centro/Faculdade: FAEC

Titular: Maria do Socorro Lima Marques França

Suplente: Liezelotte Rezende Bomfim

Centro/Faculdade: FAVET

Titular: Isaac Neto Goes da Silva

Suplente: Josefa Lineuda da Costa Murta

Centro/Faculdade: FAFIDAM

Titular: Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira

Suplente: João Rameres Regis

Centro/Faculdade: FACEDI

Titular: José Alex Soares Santos

Suplente: Camila Holanda Marinho

Centro/Faculdade: FECLI

Titular: Maria Márcia Melo de Castro Martins

Suplente: Saulo de Araújo Lemos

Centro/Faculdade: CH

Titular: Claudiana Nogueira de Alencar

Suplente: Laura Tey Iwakami

Centro/Faculdade: FECLESC

Titular: Cecília Rosa Lacerda

Suplente: José Wellington Dias Soares