Voltar ao site

Servidoras e servidores públicos promovem Ato na volta da Assembleia por recomposição salarial

Sindicatos também pressionam por outros pontos da Campanha Salarial 2024; Governo do Ceará ainda não sinalizou se haverá reajuste

O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece) esteve presente no Grande Ato pela Recomposição Salarial, realizado nesta sexta-feira (02). A mobilização foi organizada pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec) e objetiva pressionar o Governo do Estado a atender as demandas da Campanha Salarial 2024, iniciada em 2023. Entre os pontos principais estão a recomposição salarial e a apresentação de um cronograma de execução.

 

broken image

fonte: Fundação Sintaf

“Se não negociar, o Estado vai parar”, foram as palavras de ordem repetidas pelos manifestantes.

“É inadmissível que a gente tenha que reclamar do óbvio. A recomposição salarial, a data do vencimento da data-base são questões legais. Não dá mais para aguardar [...] Se não negociar, a Educação vai parar”, expõe o presidente da Sinduece, Nilson Cardoso.

Também estiveram presentes outras entidades que compõem o Fuaspec, como Sindicato dos Fisioterapeutas (Sinfisio), Sindsaúde, Sindicato dos Médicos do Ceará, Sindetran, Sindppen, Sassec, Sindiodonto, Assec e etc. Os sindicatos cobram do Governo do Estado outros pontos além da defasagem salarial de 35,51%, sendo eles: ascensão funcional, concurso público, reavaliação da reforma da previdência estadual, correção dos valores das diárias e auxílio alimentação para todos os servidores.

Após fechamento da rua Barbosa de Freitas e gritos de ordem, alguns representantes foram dirigidos para o gabinete do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), junto com Larissa Gaspar (PT) e o secretário da Articulação Política, Waldemir Catanho (PT). Os representantes políticos encaminharam um próximo encontro no Palácio da Abolição para o dia 21 de fevereiro.

“Nesse dia serão tratados todos os pontos da campanha salarial, não apenas a questão do reajuste [...] Saímos com a promessa que o governo não repetiria aquilo que aconteceu ano passado, em que o reajuste só foi dado em maio para cair na folha de pagamento de junho.” disse a coordenadora do Fuaspec, Ravenna Guimarães, em relato sobre o encontro.

O governador Elmano de Freitas não esteve presente no momento. Na última segunda-feira, 29, noticiou em suas redes sociais forte indisposição. Retornando ao hospital para medicação e novos exames. “Permanecerei sob observação por orientação médica, tendo que cancelar minha agenda”, disse o petista. Em seu lugar, a Vice- governadora Jade Romero fez a letra da mensagem na abertura das atividades parlamentares do ano de 2024.

A Sinduece segue informando sua base quanto às próximas agendas de mobilização.

ENTENDA

As servidoras e servidores estaduais estão em campanha desde Outubro de 2023 em decorrência do descumprimento da reposição das perdas salariais, a qual Elmano de Freitas prometeu “ganhos reais para a categoria”.

O Fuaspec juntamente com suas entidades filiadas já disponibilizou em suas redes sociais a pauta completa da campanha:

  1. Aprovar Cronograma de Recomposição das perdas salariais de 33,71% conforme estudo da Fundação Sintaf;
  2. Garantir Reposição Salarial 2024 no percentual de 10% (dez por cento), respeitando a data base de 01 de janeiro, conforme Lei nº 14.867/2011;
  3. Assegurar o pleno funcionamento das Mesas de Negociação, tanto a MENP quanto as Setoriais;
  4. Pagar as Ascensões Funcionais respeitando a Lei nº 12.836/94;
  5. Realizar Concursos Públicos para provimento de cargos efetivos;
  6. Revogação da Reforma da Previdência Estadual e fim da taxação dos aposentados;
  7. Atualizar o valor das Diárias;
  8. Atualizar o valor do vale alimentação;
  9. Tornar o Auxílio Saúde como via de acesso ao Issec;
  10. Reestruturar as Tabelas vencimentais com foco no 101.

Desde o lançamento da Campanha, a coordenação tem debatido seus pontos na Mesa de Negociação Permanente Geral com a SEPLAG e pressionando para um diálogo mais célere com o governo, conquistando uma Audiência Pública com o líder do governo.