Voltar ao site

SINDUECE e ANDES-SN visitam Cozinha Solidária do MTST em Fortaleza

· Notícias

Em uma semana marcada pela Marcha do Grito dos Excluídos e a defesa da democracia, a Diretoria da SINDUECE foi conhecer o projeto "Cozinha Solidária" do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Iniciativa organizada em 10 estados brasileiros, a cozinha solidária no Ceará está localizada no Residencial José Euclides, conjunto habitacional situado no sul da capital cearense. Ao lado da presidenta da SINDUECE, Virgínia Assunção, e do tesoureiro da organização, André Lima, estavam a segunda vice-presidenta do ANDES-SN, Zuleide Queiroz, e a primeira vice-presidenta da Regional NE 1, Sâmbara Paula.

broken image

O grupo que representa o Sindicato foi recebido, na tarde de quarta-feira (8), pela coordenação estadual do MTST e militantes. Segundo eles, o projeto em Fortaleza ainda está em fase de organização em atualmente serve, entre terça e quinta-feira, cerca de 100 refeições para famílias do próprio conjunto. A ideia é que a cozinha coletiva possa nas próximas semanas receber um aporte da coordenação nacional do movimento e de outras entidades para ser melhor equipada e assim poder atender um maior número de pessoas.

Lançada em março de 2021 em São Paulo, a ação nacional do MTST tem como objetivo servir, ao menos, uma refeição diária gratuitamente para a comunidade de cada local, nas periferias urbanas, incluindo dias de semana e finais de semana. Além da distribuição de refeições completas e balanceadas, o projeto dialoga e abraça, diretamente, uma importante iniciativa: o cultivo de hortas urbanas comunitárias nas periferias, que fornecerão alimentos para as cozinhas solidárias e, sempre que possível, para doação às comunidades próximas.

O apoio do ANDES-SN faz parte de uma deliberação do 12º Conad Extraordinário, promovido em julho deste ano, no qual foi estabelecida uma contribuição financeira do Sindicato Nacional ao Projeto Nacional Cozinhas Solidárias do MTST, para doação de alimento e quentinhas do MST e/ou para outras iniciativas de solidariedade dos movimentos sociais no combate à fome até o próximo Congresso. Na ocasião, a Direção do ANDES-SN indicou que as seções sindicais avaliem a possibilidade de realizar ações de solidariedade e combate a fome.

No Ceará, a SINDUECE também realizou a campanha de solidariedade "SINDUECE abraça a Serrinha". Iniciada em maio de 2020, em um contexto de aprofudamento da insegurança alimentar decorrente da pandemia e da falta de política de assistência social, a campanha foi novamente animada em junho de 2021. Em breve, a SINDUECE fará junto à Associação dos Moradores do Bairro da Serrinha a entrega do arrecadado.