Voltar ao site

SINDUECE lança dossiê sobre reposição produzido pelo Fórum das Três durante plenárias com docentes

· Notícias

A SINDUECE lançou nesta semana o dossiê "Reposição Já - A luta pela valorização do trabalho docente nas universidades estaduais do Ceará", produzido pelo Fórum das Três em parceria com a Regional Nordeste 1 do ANDES-SN. A publicação faz parte de um conjunto de materiais lançados para mobilizar a categoria docente em meio à campanha por recomposição dos salários, que, de acordo com estudo da Fundação Sintaf, acumularam entre 2015 e 2022 perdas inflacionárias de 37,03%.

broken image

A apresentação do dossiê aconteceu durante plenárias online realizadas com a base para discutir os próximos passos da campanha salarial. Na segunda-feira (22) a Diretoria da entidade se reuniu com docentes da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Mato (FAFIDAM), Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Já no dia seguinte, terça (23), foi a vez de debater com professores de da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), Centro de Humanidades (CH) e Campus do Itaperi. Ao todo, cerca de 100 pessoas participaram das plenárias.

broken image

O lançamento promovido pela SINDUECE integra a Semana de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES) realizada pelo Sindicato Nacional em todo o país. Para presidente da seção sindical na UECE, Nilson Cardoso, o dossiê "Reposição Já" é um importante instrumento de luta. "Fizemos o esforço de comparar nosso salário a outros índices para ver a defasagem. Em 2016 recebia o professor Adjunto I $8.335,55 reais. Se corrigido de acordo com o salário mínimo hoje daria 13.772,70 reais e pelo IPCA, 13.978,66 reais. A gente chegaria em 2023 pelo IGMP com 18.698,43", demonstrou. Atualmente o salário para docente neste nível da carreira está em R$ 9.697,87. "Exceto pelo IGPM, que avalia basicamente nosso poder de compra, os outros dois, que são regidos pela situação econômica chegam muito próximo ao estudo da Fundação Sintaf. Ou seja, o que estamos pedindo não é muito diferente", explicou.

O material indica ainda um Plano de Lutas para orientar a base para os próximos passos da campanha salarial. "Nossa luta é por um plano com cronograma de reposição salarial. Por isso a deliberação da assembleia [docente do último dia 15] de paralisação no dia 29 de maio com ato na Seplag", afirmou Raquel Dias, vice-presidenta da SINDUECE. Docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizam paralisação de atividades acadêmicas na segunda-feira (29) para fortalecer o ato de servidores públicos convocado para o mesmo dia, a partir das 9h, na sede da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), no Cambeba, onde está prevista nova rodada da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP).

Confira a versão em PDF do dossiê "Reposição Já - A luta pela valorização do trabalho docente nas universidades estaduais do Ceará":