Voltar ao site

SINDUECE participa de sessão solene na ALCE em homenagem ao Dia do Professor

· Notícias

Profissionais da educação tiveram sua importância para a sociedade destacada em sessão solene realizada nesta segunda-feira (25/10), no Plenário 13 de Maio, em homenagem ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. Os educadores que morreram em decorrência da pandemia da Covid-19 também foram lembrados e homenageados durante a solenidade. A SINDUECE participou representada pela sua presidenta, professora Virgínia Assunção.

broken image

O evento foi proposto pelos deputados Queiroz Filho (PDT), Nelinho (PSDB), Soldado Noelio (Pros), Audic Mota (PSB), Carlos Felipe (PCdoB) e Guilherme Sampaio (PT). O deputado Audic Mota presidiu a solenidade e enalteceu todos os professores pelos serviços prestados à população cearense.

O deputado Guilherme Sampaio apontou que o ofício de educar tem sido tratado como sacerdócio em nosso País, o que, segundo ele, representa uma determinação ideológica. Ele ressaltou que a solenidade está a homenagear, antes de tudo, profissionais da educação. “Antes de terem suas carreiras ideologicamente distorcidas em sacerdócio, o que professores e professoras do Brasil merecem é reconhecimento, respeito e valorização do seu trabalho. Valorização à contribuição inestimável que oferecem, individual e coletivamente, ao conjunto da sociedade”, enfatizou.

broken image

Queiroz Filho agradeceu todos os educadores que, mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia, não cansaram de transmitir seus conhecimentos. O parlamentar também atribuiu o sucesso da educação no Ceará à união de pessoas em torno de um objetivo comum a todos. “Eu acho que esse é o sucesso da educação, conseguir convergir e congregar tanta gente em prol de um bem comum: a importância da educação”, reiterou.

Deputado Soldado Noelio relatou que, graças aos professores, ele foi capaz de conseguir crescer na vida, passando em dois concursos públicos: dos Correios e, em seguida, da Polícia Militar. “O trabalho de vocês – a educação – consegue reduzir desigualdades”, frisou. O parlamentar também citou Rubem Alves, afirmando que “ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais”.

O deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) frisou que “todo dia é dia de defender professor”, sobretudo no atual contexto de ataques do Governo Federal à pauta da educação. O parlamentar mencionou ainda que, no Brasil, cerca de 45% dos professores da educação fundamental lecionam em mais de duas escolas, enquanto na França, no Japão e nos Estados Unidos esses percentuais são de 4,7%, 2,7% e 1,7%, respectivamente. “Como a gente quer melhorar a educação sem fortalecer o vínculo do professor com a comunidade escolar, com os estudantes, com os outros professores?”, indagou.

Professora em Icó, Carla Emanuela de Melo Lima assinalou que ensinar é um processo que exige paciência e consegue transformar pessoas. “Imagino que o professor seja um barco, que atravessa os oceanos da alienação, da ignorância, do preconceito, da desigualdade social e de todas as suas mazelas. Ele abre espaços para acolher aqueles que se dispõem a pisar na terra firme do conhecimento, pois é este que os torna donos da própria história”, acentuou.

Representando os professores da rede municipal de Fortaleza, Rochelly Alves do Monte salientou que o professor não somente ensina matérias, mas também disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e, principalmente, é formador de opinião. “O professor faz pensar, refletir e coloca as ideias no lugar. O que seria de nós sem os professores, que, aliados aos pais, formam personalidades de bem?”, enfatizou.

Texto editado da notícia publicada pela Agência de Notícias da Assembleia Legislativa. Foto: Marcos Moura/ALCE.