SINDUECE participa neste fim de semana do 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN, em Brasília
SINDUECE participa neste fim de semana do 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN, em Brasília
Representantes da SINDUECE chegam a Brasília nesta sexta-feira (11) para participar do 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN. O evento acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, no auditório do Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB - Seção Sindical do ANDES-SN), e terá tema único: “CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”.
No último dia 31, a representação da seção sindical do ANDES-SN na Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi deliberada em assembleia docente. Por aclamação, Virgínia Assunção, presidenta da entidade, foi escolhida como delegada, Raquel Dias, vice-presidenta da SINDUECE, suplente e observadora e Eudes Baima, docente da base do sindicato, observador do evento. Durante o encontro no Ceará, Dias apresentou o texto 8 "Balanço da filiação do ANDES-SN à CSP-Conlutas", de autoria da Diretoria do Sindicato Nacional, e o professor Frederico Costa expôs os pontos do texto 15, do qual é signatário, com o título "Até quando faremos balanço da filiação do ANDES-SN à Conlutas? Pela imediata desfiliação!". Ambos estão disponíveis no caderno de textos que pode ser acessado aqui.
14º Conad Extraordinário
No sábado (12), no período da manhã, acontecerão as plenárias de Abertura e de Instalação. No início da tarde, será realizada a Plenária do Tema I, com a atualização do debate sobre Conjuntura e Movimento Docente. Ao final, as e os docentes irão se somar ao “Ato em defesa da democracia e pela luta antirracista no Brasil: Com Racismo, não há democracia”, que será realizado às 17h30, na Praça Chico Mendes, na Universidade de Brasília (UnB).
O ato é uma resposta às ameaças e ações antidemocráticas encampadas por apoiadoras e apoiadores golpistas de Jair Bolsonaro (PL), que não respeitam o resultado das eleições do dia 30 de outubro, que culminou na vitória de Luís Inácio Lula da Silva (PT) como presidente. No sábado à noite, as e os participantes se dividirão em grupos mistos, para a discussão do Tema II: "Questões Organizativas – CSP-Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação à Central".
Já no domingo (13), as e os docentes se dedicarão à plenária do Tema II, que tratará de encaminhar as discussões dos grupos mistos sobre permanência ou desfiliação do ANDES-SN na CSP-Conlutas. E, na sequência, à plenária de Encerramento. O resultado deste 14º Conad Extraordinário será encaminhado ao 41º Congresso do ANDES-SN, que acontecerá em Rio Branco (AC), em fevereiro de 2023.
Moções
De acordo com a Circular 400/2022, as seções sindicais que queiram apresentar moções, para leitura e deliberação do 14º Conad Extraordinário, devem enviar os textos, até às 14h do sábado (12), para o e-mail secretaria@andes.org.br. As propostas endereçadas à comissão diretora do evento precisam ter especificados os nomes da e do proponente e destinatária e destinatário - com endereço completo ou e-mail. Acesse aqui a Circular 400/2022 e aqui o formulário.
Texto da ascom do ANDES-SN com edições e acréscimos nossos.