Voltar ao site

SINDUECE participa neste fim de semana do 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN, em Brasília

· Notícias

Representantes da SINDUECE chegam a Brasília nesta sexta-feira (11) para participar do 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN. O evento acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, no auditório do Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB - Seção Sindical do ANDES-SN), e terá tema único: “CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”.

No último dia 31, a representação da seção sindical do ANDES-SN na Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi deliberada em assembleia docente. Por aclamação, Virgínia Assunção, presidenta da entidade, foi escolhida como delegada, Raquel Dias, vice-presidenta da SINDUECE, suplente e observadora e Eudes Baima, docente da base do sindicato, observador do evento. Durante o encontro no Ceará, Dias apresentou o texto 8 "Balanço da filiação do ANDES-SN à CSP-Conlutas", de autoria da Diretoria do Sindicato Nacional, e o professor Frederico Costa expôs os pontos do texto 15, do qual é signatário, com o título "Até quando faremos balanço da filiação do ANDES-SN à Conlutas? Pela imediata desfiliação!". Ambos estão disponíveis no caderno de textos que pode ser acessado aqui.

broken image

14º Conad Extraordinário

No sábado (12), no período da manhã, acontecerão as plenárias de Abertura e de Instalação. No início da tarde, será realizada a Plenária do Tema I, com a atualização do debate sobre Conjuntura e Movimento Docente. Ao final, as e os docentes irão se somar ao “Ato em defesa da democracia e pela luta antirracista no Brasil: Com Racismo, não há democracia”, que será realizado às 17h30, na Praça Chico Mendes, na Universidade de Brasília (UnB).

O ato é uma resposta às ameaças e ações antidemocráticas encampadas por apoiadoras e apoiadores golpistas de Jair Bolsonaro (PL), que não respeitam o resultado das eleições do dia 30 de outubro, que culminou na vitória de Luís Inácio Lula da Silva (PT) como presidente. No sábado à noite, as e os participantes se dividirão em grupos mistos, para a discussão do Tema II: "Questões Organizativas – CSP-Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação à Central".

Já no domingo (13), as e os docentes se dedicarão à plenária do Tema II, que tratará de encaminhar as discussões dos grupos mistos sobre permanência ou desfiliação do ANDES-SN na CSP-Conlutas. E, na sequência, à plenária de Encerramento. O resultado deste 14º Conad Extraordinário será encaminhado ao 41º Congresso do ANDES-SN, que acontecerá em Rio Branco (AC), em fevereiro de 2023.

Moções

De acordo com a Circular 400/2022, as seções sindicais que queiram apresentar moções, para leitura e deliberação do 14º Conad Extraordinário, devem enviar os textos, até às 14h do sábado (12), para o e-mail secretaria@andes.org.br. As propostas endereçadas à comissão diretora do evento precisam ter especificados os nomes da e do proponente e destinatária e destinatário - com endereço completo ou e-mail. Acesse aqui a Circular 400/2022 e aqui o formulário.

Texto da ascom do ANDES-SN com edições e acréscimos nossos.