Voltar ao site

Um grito por nossas vidas: coletivos feministas lançam nota em repúdio à violência contra mulheres

· Notas

Coletivos de mulheres de Limoeiro do Norte lançaram nesta terça-feira (13) nota em repúdio às agressões vividas por Pamella Holanda e contra todas as formas de violência contra as mulheres. Assinam o documento o Grupo de Trabalho em Políticas de Classe para Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) da SINDUECE, o Núcleo de Acolhimento Humanizado as Mulheres em Situação de Violência (NAH) da UECE, o Coletivo Revif em Movimento, o Movimento de Mulheres do Vale do Jaguaribe - MMVJ/Girassois Resistentes, a setorial de Mulheres do PSOL - Limoeiro do Norte, a corrente Resistência Feminista e também a Secretaria Municipal das Mulheres do PT - Limoeiro do Norte. Confira:

Um Grito por nossas Vidas!

Nessa sociedade patriarcal, nós, mulheres, apesar do nosso papel fundamental nas lutas e conquistas históricas, ainda somos vítimas de todo tipo de desrespeito e de violências – física, psicológica, patrimonial, moral, sexual. Na maioria das vezes, a violência ocorre em nosso próprio lar, praticada por membros da família ou por conhecidos.

A despeito disso, o que constatamos em nosso dia-a-dia é que ainda prevalece a cultura do silêncio: nos calamos, naturalizamos o assédio e as violências. As cenas repetem-se cotidianamente, muitas vezes,com requinte de crueldade.

Nas últimas décadas, com a aprovação da Lei Maria da Penha, verificamos por parte de algumas instituições, um certo empenho em punir o agressor. Por outro lado, a garantia de proteção às vítimas e seus/suas filhos/as, não tem sido suficiente. A verba destinada ao desenvolvimento de tais políticas públicas foi esvaziada nos últimos governos, e a rede de proteção foi desarticulada, deixando as mulheres em situação  mais vulnerável e de violência, à mercê da própria sorte.

A cultura do patriarcado está tão internalizada  que ainda nos deparamos com argumentos dos mais vis ou apelativos para justificar a injustificável violência de homens contra mulheres, em geral, culpabilizando-as ao invés de apoiá-las.

As estatísticas mostram um aumento expressivo de  2% do feminicídio1 somente neste ano de 2021. Os registros de violência doméstica somam mais 105 mil denúncias no 1802. E no estado do Ceará os registros seguem a mesma lógica, tornando-o o 7º Estado em denúncias de violência doméstica3.

Os vídeos circulados nos últimos dias, em que se mostra um marido, o Dj Ivis, agredindo fisicamente sua esposa, Pamella, diante da filha do casal, infelizmente, retratam uma triste realidade ainda  vivenciada por muitas de nós, sobretudo as mulheres pretas e pobres, cuja situação só tem se agravado, sob esse governo neofascista, misógino e racista. No caso em questão, além da fúria covarde do agressor, a conivência e até “aprovação” de alguns, é lamentavelmente constatada nas redes sociais, nas quais reina o mais rasteiro senso  comum ou machismo escancarado! Isso te causa perplexidade? A nós também: perplexidade e indignação!

Por isso,  nos manifestamos contra o machismo personificado no agressor e todas as formas de opressão; contra o silêncio conivente ou omissão; contra o descaso do Estado, que deveria assumir frontalmente essa pauta, juntamente com toda a população brasileira.

Dessa forma, unidas pelo mesmo ideal e luta permanentes por direito e justiça social, equidade e igualdade, nos declaramos totalmente intolerantes à violência contra nós, mulheres, como a praticada pelo DJ Ivis. Solidarizamo-nos com Pamella Holanda e exigimos a devida justiça para seu agressor!

Mexeu com uma, mexeu com todas!

Nenhuma a menos!

Basta de Violência!

Por nossas Vidas!

Limoeiro do Norte, 13 de julho de 2021

Assinam:

Coletivo Revif em Movimento

Movimento de Mulheres do Vale do Jaguaribe - MMVJ/Girassois Resistentes

Mulheres do PSOL - Limoeiro do Norte

Resistência Feminista

Grupo de Trabalho em Políticas de Classe para Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS/SINDUECE)

Secretaria Municipal das Mulheres do PT - Limoeiro do Norte

Núcleo de Acolhimento Humanizado as Mulheres em Situação de Violência (NAH-UECE)

Notas:

1 Disponível em .

2 Disponível em .

3 Disponível em .

broken image