Voltar ao site

2 de outubro: mais de 215 atos confirmados no Dia Nacional pelo Fora Bolsonaro

· Notícias

As e os docentes, mais uma vez, saem às ruas no próximo sábado (2) pelo Fora Bolsonaro e Mourão, em defesa da vida, das liberdades democráticas e dos serviços públicos. Já são mais de 215 atos confirmados em mais de 207 cidades brasileiras e ao menos 20 no exterior. Em Fortaleza, a concentração do ato unificado está marcada para 8h da manhã, na Praça da Bandeira (Centro), e a SINDUECE tem como ponto de encontro o Obelisco da praça, em frente à Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar).

broken image

A data foi definida pela coordenação da Campanha Fora Bolsonaro, que reúne as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais e populares e partidos da Esquerda. Assim como nas mobilizações anteriores, as orientações de segurança e respeito aos protocolos sanitários permanecem as mesmas: uso de máscara, preferencialmente PFF2, álcool em gel e distanciamento.

Motivos não faltam para ir às ruas

No Brasil, já são mais de 595 mil vítimas da Covid-19. E, apesar da vacinação ter sido iniciada em janeiro, menos da metade da população está completamente imunizada. Há diversos casos de corrupção do governo, inclusive durante a negociação para a compra de vacinas, imunizantes e insumos hospitalares, além da irresponsabilidade do governo federal e de alguns governantes estaduais e municipais em relação às medidas de proteção e combate à pandemia.

A população brasileira, em especial a parcela mais pobre, tem sentido a crise econômica, social e sanitária no dia-a-dia, com o aumento dos preços de itens básicos para a sobrevivência: alimentação, gás de cozinha, luz elétrica e combustível. Cerca de 20 milhões de brasileiros passam fome e, atualmente, há 15 milhões de pessoas desempregadas no país. O governo federal também segue também com sua política contra os povos originários, indígenas e quilombolas, e de desmonte das políticas sociais, com cortes de verbas para áreas como Educação e Saúde, ataques aos direitos de servidoras e servidores e com medidas desmonte dos serviços públicos, contidas na reforma Administrativa.

Segundo Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, é fundamental que a categoria docente esteja nas ruas no dia 2 de outubro para realizar mais um grande ato pelo Fora Bolsonaro e Mourão, convocado pela Campanha Fora Bolsonaro, a qual o ANDES-SN tem ajudado a construir, em unidade para derrotar o governo.

“É extremamente importante a nossa participação nos atos que acontecerão no dia 2 de outubro. Viemos também de um processo intenso de luta contra a PEC 32/20 [Reforma Administrativa] em Brasília e, também, em muitos estados. Estamos em uma crescente de lutas e mobilizações e é imprescindível que façamos uma grande mobilização no próximo sábado, bem maior que as anteriores que temos feito pelo Fora Bolsonaro. É importante pressionar as e os parlamentares para que Bolsonaro seja punido pelos crimes cometidos e que a gente possa derrotar de vez esse governo e todas as pautas que atacam os direitos das e dos trabalhadores. Portanto, dia 2 de outubro, todas e todos às ruas para dizer: Fora Bolsonaro, Fora Governo Genocida, Serviços Públicos ficam e Bolsonaro sai”, ressalta.

Texto da ascom do ANDES-SN.