Nesta terça (05), recebemos com indignação a notícia de finalização dos contratos de professores substitutos e temporários em fevereiro, por parecer expedido pela ASJUR/UECE.
O sentimento é fruto, sobretudo, da divergência com a conquista das lutas de dezembro de 2020. Com ampla mobilização nas ruas e nas redes, o conjunto de docentes da instituição defendeu a prorrogação de um ano e, em síntese, conseguimos acordar entre a Reitoria da UECE, SECITECE, ALCE e SINDUECE, até a conclusão do semestre 2020.2.
Amparados por parecer da Assessoria Jurídica do SINDUECE ao dar nitidez a determinação da Emenda Constitucional no.08/ 2020 para manutenção de trabalhadores até 31 de maio, demandamos que seja cumprido o disposto na lei. Por isso, seguimos confiantes de convencermos a Administração Superior a rever a decisão e valorizar os encaminhamentos tomados conjuntamente - em reuniões ainda em Dezembro - e consolidada na Assembleia Legislativa do Ceará.
Tivemos confirmação de reunião com a Profa. Josete Sales, reitora da instituição; e a direção da SINDUECE, amanhã, dia (06), de 10h às 11h, com pauta única sobre o processo de prorrogação do contrato de docentes com vínculo temporário.
Em seguida a SINDUECE, convoca a categoria para plenária nesta quarta (06), às 11h, por encontro virtual mediado pelo Google Meet, a fim de debatermos os desdobramentos necessários a garantia do direito conquistado, contando com a presença da Assessoria Jurídica da SINDUECE e da Vice Presidência Regional NE1 do ANDES- SN.
Seguimos na luta para garantir a prorrogação e estamos certos de que a força coletiva nos fortalece!! Só a luta muda a vida!!
O Fórum das Três Seções Sindicais das Universidades Estaduais, presente nesta luta, manifesta total apoio aos docentes e aos encaminhamentos da SINDUECE!
Avante compas!