Voltar ao site

O ANO DE 2021 ANUNCIA SUAS PRIMEIRAS LUTAS!

· Notas

Nesta terça (05), recebemos com indignação a notícia de finalização dos contratos de professores substitutos e temporários em fevereiro, por parecer expedido pela ASJUR/UECE.

O sentimento é fruto, sobretudo, da divergência com a conquista das lutas de dezembro de 2020. Com ampla mobilização nas ruas e nas redes, o conjunto de docentes da instituição defendeu a prorrogação de um ano e, em síntese, conseguimos acordar entre a Reitoria da UECE, SECITECE, ALCE e SINDUECE, até a conclusão do semestre 2020.2.

Este foi o encaminhamento do legislativo estadual com mediação do Dep. Renato Roseno após árdua tarefa de convencimento político do líder do governo, Dep. Júlio César. No entanto, sofreu alteração no processo de aprovação, sendo firmada prorrogação até maio de 2021. Tal medida defende a manutenção e continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão na UECE, considerando que novas seleções públicas ainda serão concretizadas.

Amparados por parecer da Assessoria Jurídica do SINDUECE ao dar nitidez a determinação da Emenda Constitucional no.08/ 2020 para manutenção de trabalhadores até 31 de maio, demandamos que seja cumprido o disposto na lei. Por isso, seguimos confiantes de convencermos a Administração Superior a rever a decisão e valorizar os encaminhamentos tomados conjuntamente - em reuniões ainda em Dezembro - e consolidada na Assembleia Legislativa do Ceará.

Tivemos confirmação de reunião com a Profa. Josete Sales, reitora da instituição; e a direção da SINDUECE, amanhã, dia (06), de 10h às 11h, com pauta única sobre o processo de prorrogação do contrato de docentes com vínculo temporário.

Em seguida a SINDUECE, convoca a categoria para plenária nesta quarta (06), às 11h, por encontro virtual mediado pelo Google Meet, a fim de debatermos os desdobramentos necessários a garantia do direito conquistado, contando com a presença da Assessoria Jurídica da SINDUECE e da Vice Presidência Regional NE1 do ANDES- SN.

Seguimos na luta para garantir a prorrogação e estamos certos de que a força coletiva nos fortalece!! Só a luta muda a vida!!

O Fórum das Três Seções Sindicais das Universidades Estaduais, presente nesta luta, manifesta total apoio aos docentes e aos encaminhamentos da SINDUECE!

Avante compas!