Voltar ao site

Unidade na luta para barra o fascismo de Bolsonaro e defender a educação

manifesto em apoio ao retorno da ADUFC ao ANDES

· Notas
broken image

Os últimos anos foram marcados pela ascensão do fascismo no Brasil e no mundo. Em mesma via, as ruas e a unidade das lutas docentes foram pedagógicas ao dar-n hjos pistas para florear um futuro de direitos. A resistência de nossos tempos nos relembrou a andar de mãos dadas com quem vai no mesmo rumo, como outrora já ensinara Thiago de Mello. Unidade para resistir é o patrimônio maior da categoria docente simbolizada no ANDES e no legado de nossas lutas que se misturam com a história do povo brasileiro.

Nós, da SINDUECE, da SINDURCA e da SINDIUVA, vivenciamos de forma solidária e companheira essa caminhada com a ADUFC a cada trincheira de luta compartilhada. Sim, é desse lugar que nos conhecemos: das organizações de atos, das articulações para frear os ataques que tentam nos calar e, sobretudo, dos encontros para semear uma universidade popular do tamanho dos nossos sonhos. Nos conhecemos das lutas e que bonito tem sido caminharmos juntas! Queremos, por isso, que essa caminhada se amplie a dimensão nacional e a ADUFC seja parte do conjunto daquelas e daqueles que se articulam para defender a universidade pública!

A partir da coesão em ação coletiva experiência da entre docentes da UECE, UEVA e URCA no Fórum local de sessões do ANDES, dimensionamos que a vinda de docentes da UFC, da UNILAB e da UFCA dará uma resposta potente sobre o local das entidades de classe ao bolsonarismo que avança nas instituições - sobretudo nas federais marcadas por intervenções: nosso lugar é na luta!

Sigamos juntas, sigamos perto!