Voltar ao site

Campanha salarial é debatida em plenárias na FACEDI, FAFIDAM e FECLESC; calendário de mobilização segue em abril

· Notícias

A SINDUECE iniciou na última quarta-feira (29) o ciclo de plenárias para mobilizar a categoria no Estado de Greve. O objetivo é discutir a pauta da campanha salarial e aumentar a pressão a fim de que o Governo do Estado responda a proposta de recomposição dos vencimentos apresentada pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec). Nesta semana, a Diretoria da Seção Sindical que representa docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) promoveu diálogos nos campi de Itapipoca, Limoeiro do Norte e Quixadá. O calendário de lutas segue em abril.

broken image

Com o mote "Se você não se mobilizar, seu salário vai acabar", a nova fase da campanha salarial foi iniciada pela SINDUECE com plenária na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), na noite de quarta-feira (29). No dia seguinte foi a vez de debater com os docentes da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, pela manhã, e com professores da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, durante a noite. Cerca de 80 pessoas participaram das atividades.

Para o professor Nilson Cardoso, presidente da SINDUECE, o esforço tem valido a pena, visto que a discussão proposta tem ganhado apoio da categoria. "Agradecemos o apoio recebido nesses três dias, inclusive das administrações locais, sempre presentes nas nossas plenárias, em total apoio às discussões que travamos. Avaliamos que valeu o esforço individual e coletivo para realização das primeiras plenárias", considerou. Segundo ele, é fundamental o engajamento dos docentes para a construção de um ato unificado pela reposição salarial, junto a outras categorias de servidores estaduais, convocado para o dia 12 de abril. “Pedimos apoio na organização desse momento, sobretudo discutindo paralisação das atividades nesse dia em seus colegiados. Na próxima semana, teremos a certeza de apoio para o translado de pessoal das unidades do interior do Estado", enfatizou.

As plenárias seguem na próxima semana com agenda na terça (4), às 16h, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI); na quarta (5), às 9h30, no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), em Tauá; e às 20h na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC).

broken image

Para essa nova fase da campanha salarial, o Fórum das Três preparou material explicativo para que a categoria docente fique a par das informações sobre a recomposição dos vencimentos. "Utilizem o folder deixado nas unidades para conversar com colegas. Ele tem sido bastante elucidativo, ressaltando a necessidade de nossa ampla mobilização, especificamente, como tirado nas três primeiras plenárias, a paralisação no dia 12 com centralidade de ações em Fortaleza", ressaltou Cardoso. O material está também disponível para download por este link.