Voltar ao site

SINDUECE saúda representantes eleitos para Cepe e Consu

· Notícias

A SINDUECE saúda docentes, técnicos administrativos e estudantes eleitos/as para a nova composição do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho Universitário (Consu). Ao todo, 82 cadeiras são ocupadas nestes Conselhos e a comunidade acadêmica tem a possibilidade de escolher a cada dois anos, por meio de votação direta, mais da metade destes nomes. O resultado final das eleições, ocorridas nos dias 29 e 31 de março, pode ser conferido aqui.

Esperamos que no próximo mandato esses/essas representantes participem das decisões sobre a Universidade Estadual do Ceará (Uece) de forma comprometida com o projeto de ensino superior público, gratuito, de qualidade, laico e socialmente referenciado. Afinal, decisões fundamentais para a organização e o funcionamento da Uece passam todos os anos pelos Conselhos da Administração Superior. Nesses órgãos são discutidos os planos de atividades e o calendário da universidade, controlado o orçamento, estabelecidos os critérios para aplicação da política de pessoal docente e de admissão de estudantes, elaborada juntamente ao Colégio Eleitoral Especial a lista tríplice para escolha de Reitor e Vice-Reitor, entre outras importantes atribuições.

Por isso, é fundamental que as pessoas eleitas tenham como princípios a defesa da democracia, da autonomia universitária, de direitos de minorias sociais e da inclusão social. Queremos o Cepe e o Consu alinhados ao enfrentamento – e não à reprodução – de violências históricas e estruturais da nossa sociedade, como o racismo, o machismo e a LGBTQIA+fobia.

broken image