Voltar ao site

Comunidade universitária em Itapipoca se mobiliza pela finalização das obras da FACEDI

· Notícias
broken image

A comunidade universitária de Itapipoca realizou nesta terça-feira (3) mobilização pelas ruas da cidade para defender a universidade pública e reivindicar a finalização das obras da Faculdade de Educação (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará. Pela noite, um ato percorreu as ruas do Centro em direção à Câmara Municipal, onde o ex-governador Camilo Santana receberia o título de cidadania daquele município.

"Estudantes e professores resolveram sair às ruas para falar à sociedade itapipoquence que não aguentamos mais esse descaso que está acontecendo em relação ao campus e à obra da FACEDI. Precisamos que o Estado, que a governadora Izolda Cela, o próprio Camilo Santana, aqueles que são responsáveis pela obra não ter sido concluída ainda, pelo ataque à universidade pública, que comece a dar atenção, que comece a agilizar para que isso seja concluído e estudantes e professores possam ter um espaço para ministrar suas aulas, para desenvolver seus projetos de pesquisa e extensão e ensino de qualidade", explicou o professor Alex Santos, um dos organizadores das atividades.

broken image

A programação de ontem foi encaminhadas durante a "Aula-pública em defesa da UECE e pela finalização da reforma e ampliação da FACEDI", promovida no auditório da Escola de Ensino Médio Joaquim Magalhães, no último dia 27, dentro durante o Dia D em Defesa das Universidades Estaduais do Ceará, convocado pela SINDUECE. Entre as principais pautas dos manifestantes estavam a reivindicação de concurso público para professores da UECE com garantia de Dedicação Exclusiva, por melhores condições de infraestrutura e pela finalização das obras da FACEDI, iniciada em 2016 e orçada em cerca de seis milhões de reais. "É um grito de socorro que está sendo dado por estudantes e professores da UECE, da FACEDI em específico, para que a gente possa voltar a ter aulas na nossa casa, no nosso espaço", enfatizou Alex.

Ao receber representantes da comunidade acadêmica, Camilo Santana se comprometeu a visitar a obra na manhã de quarta-feira (4) e acompanhar o prazo de entrega, previsto para junho deste ano, juntamente com o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, e com a Superintendência de Obras Públicas do estado. Sobre o concurso para as universidades estaduais, o ex-governador repetiu o discurso de que a decisão foi das Reitorias e que o edital não poderia ser mais alterado.

A manifestação foi também pauta de matéria do Jornal CE TV, da Verdes Mares. Confira aqui!