Voltar ao site

Conselho de Representantes aprova calendário de plenárias para mobilização docente na capital e no interior

· Notícias

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (24), o Conselho de Representantes da SINDUECE aprovou a proposta levada pela Diretoria da entidade para promover plenárias pelos campi do interior a fim de estimular a mobilização docente em torno da campanha salarial. Os encontros entre os diretores da SINDUECE e base acontecerão entre os dias 29 de março e 5 de abril e devem culminar em um grande ato pela reposição salarial no dia 12 de abril, em Fortaleza.

broken image

Para o presidente da Seção Sindical, professor Nilson Cardoso, o governador Elmano de Freitas não tem dado qualquer indicativo acerca de um índice de reposição salarial, mas veiculou pela imprensa que o anúncio pode ser dado no início de abril. “A gente tem um grande desafio que é de mobilizar a categoria para essa pauta da campanha salarial que precisamos enfrentar”, convocou na fala de abertura da reunião com o Conselho de Representantes. Ele aproveitou ainda para informar os conselheiros acerca da Mesa Estadual de Negociação, realizada na Secretaria da Gestão e Planejamento (Seplag), no último dia 13, e das reuniões com o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec) e com o Fórum das Três, este último que reúne, além da SINDUECE, SINDIUVA, SINDURCA e Regional Nordeste I do ANDES-SN.

“O tempo [para realização das plenárias] está apertado porque temos o dia 12 de abril como marco, uma data construída junto com as outras seções sindicais para realizar uma grande mobilização”, explicou Raquel Dias, vice-presidenta da SINDUECE. Segundo ela, a Seção Sindical que representa os docentes da Universidade Vale do Acaraú (SINDIUVA) também aprovou Estado de Greve em assembleia geral, o que deve ser seguido pela SINDURCA, no Cariri, na próxima semana. Deliberada em reunião no Fórum das Três, a participação do movimento sindical dos professores do Ensino Superior do Ceará se soma ao ato também construído por organizações de professores do Ensino Básico, da área da saúde e da polícia penal.

Na avaliação do professor Wellington Dias Soares, conselheiro pela Faculdade de Educação, Ciências e Educação do Sertão Central (FECLESC), as visitas da Diretoria da SINDUECE aos centros e faculdades do interior são “oportunas” e devem incluir o debate sobre a necessidade de cumprimento da data-base pelo governo. “Independentemente do valor de reposição que será anunciado, temos que discutir se a gente aceita o valor ou não e pressionar para que o pagamento seja retroativo a janeiro. Precisamos exigir isso para que seja respeitada a data-base”, considerou.

Além dele, participaram da reunião os conselheiros Ana Leite (CCS), Bruna Dayane Xavier de Araújo (CCT), Caroline Magalhães Lima (CESA), Franciglauber Bezerra (CECITEC), Katia Oliveira (FAFIDAM) e Sâmbara Francelino (CESA), além dos diretores da SINDUECE. Por deliberação, ficou aprovado o seguinte calendário de plenárias e mobilizações para dar seguimento à campanha salarial:

  • Dia 29/03 (quarta-feira) 18h – Plenária da SINDUECE na FACEDI, em Itapipoca
  • Dia 30/03 (quinta-feira) 9h30 – Plenária da SINDUECE na FAFIDAM, em Limoeiro do Norte
  • Dia 30/03 (quinta-feira) 18h – Plenária da SINDUECE na FECLESC, em Quixadá
  • Dia 04/04 (terça-feira) 16h – Plenária da SINDUECE na FECLI, em Iguatu
  • Dia 05/04 (quarta-feira) 9h30 – Plenária da SINDUECE no CECITEC, em Tauá
  • Dia 05/04 (quarta-feira) 20h – Plenária da SINDUECE na FAEC, em Crateús
  • Dia 12/04 (manhã) – Mobilização do serviço público pela reposição salarial, em Fortaleza e unidades do interior
  • Dia 17/04 (manhã) – Assembleia docente da SINDUECE no Campus do Itaperi, em Fortaleza
  • Dia 24/04 (manhã) – Mobilização durante Mesa Estadual de Negociação Permanente, na Seplag, em Fortaleza

Além da divulgação do calendário, a Diretoria da SINDUECE irá nos próximos dias trabalhar na comunicação das atividades para as Diretorias de centro e faculdades.