Voltar ao site

Conselho de Representantes delibera nomes para comissão eleitoral da SINDUECE

· Notícias

Durante reunião realizada de forma remota na tarde desta sexta-feira (18), o Conselho de Representantes escolheu os nomes para constituir a comissão que acompanhará o processo eleitoral da SINDUECE. Conforme determina regimento da entidade, cabe ao Conselho indicar três docentes filiados à base para ser titulares da comissão eleitoral. André Lima (FACEDI), Sandra Gadelha (FAFIDAM) e Virgínia Assunção (CESA) foram os três nomes deliberados.

broken image

De acordo com o edital, que pode ser conferido aqui, as inscrições de chapas ocorrerão do dia 21 a 28 de novembro. Já as eleições devem acontecer nos dias 14 e 15 de dezembro de 2022. Para Virgínia Assunção, presidenta da SINDUECE, o processo eleitoral para Diretoria e Conselho de Representantes da entidade é fundamental para organizar o movimento sindical docente e o esforço da atual gestão tem sido garantir o cronograma antes do fim do semestre. "Temos que deflagrar o processo eleitoral com, no mínimo, 30 dias antes do fim do mandato, que termina em 18 de fevereiro. Então isso seria durante o recesso de dois meses da UECE, o que poderia esvaziar nosso processo. Por isso estamos fazendo o esforço para realizar as eleições antes do fim do semestre", explicou Virgínia.

Segundo ela, ao contrário do que aconteceu ao fim da gestão passada, quando o país passava por fase mais grave da pandemia e medidas de isolamento social eram necessárias para conter o avanço do vírus, desta vez não será possível realizar eleições de forma remota. Desta forma, o edital prevê que tanto as inscrições de chapa, na sede do Sindicato, quanto a votação, em urnas instaladas em todos os campi da Universidade, deverão ser feitas de maneira presencial.

Virgínia lembrou ainda que, além da chapa que deve escolhida para dirigir a SINDUECE durante o biênio 2023/2025, também serão eleitos os representantes por faculdade. "É muito importante que o Sindicato siga com um Conselho de Representantes forte, nós vimos isso pelos debates que foram articulados nos campi sobre o trabalho remoto, as medidas sanitárias para o retorno presencial e outros temas relevantes para a continuidade das atividades na universidade", enfatizou.