Voltar ao site

Conselho de Representantes discute mobilidade docente e campanha salarial

· Notícias

 A Diretoria da SINDUECE se reuniu com o Conselho deRepresentantes na última segunda (27) para tratar de temas caros à categoria. Contando com a presença de 11 representantes, a reunião teve como pauta informes gerais, informe sobre a atividade a ser realizada na Semana do/a Professor/a, a campanha salarial e o edital de mobilidade docente. 

broken image

A presidenta da SINDUECE, professora Virgínia Assunção, abriu o espaço com informe sobre a participação da seção sindical na luta contra a PEC 32. “É a verdadeira tentativa de aprovação da terceirização e da privatização. Muitos deputados têm envolvimento com Organizações Sociais e interesse nesse texto. Em Brasília, estamos fazendo uma barreira no corredor do aeroporto, assim como em outras cidades, e tem sido muito constrangedor para os deputados”, relatou Virgínia, que esteve na capital federal na última semana representando a SINDUECE no fortalecimento da pressão contra a Reforma Administrativa. Ela fez ainda repasses sobre a audiência com a Reitoria da UECE, realizada no dia 24. 

O ponto de maior discussão entre os/as representantes foi o edital de mobilidade docente que, segundo Hidelbrando Soares, será publicado antes da realização do próximo concurso público para efetivos/as, previsto para acontecer ainda neste ano. A professora Lena Lúcia Espíndola aproveitou para parabenizar a gestão da universidade pela condução da Resolução nº 1440/2018, aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) em 9 de julho de 2018, que, segundo ela, é uma demanda histórica. A avaliação foi reiterada pela professora Jaquelania Aristides: “Essa resolução não foi feita do dia para noite, foi uma equipe com participação de gestores da capital e do interior, foi uma coisa amadurecida”, defendeu. 

Na sequência, o Conselho de Representantes participou da terceira etapa de construção do plano de comunicação da campanha salarial, demanda da categoria deliberada em assembleia docente. A assessora de comunicação da SINDUECE, Raíssa Veloso, apresentou o consolidado do percurso que incluiu oficinas com a Diretoria, o próprio Conselho e também o Fórum das Três. No dia 10 de agosto, o Conselho de Representantes foi o espaço para realização de uma oficina para criação do conceito da campanha, que culminou no slogan “Universidade estadual: reconheça o valor, respeite”. Aprovada naquela instância, a proposta seguiu para aprovação na assembleia docente realizada dois dias depois.