Voltar ao site

Governo tem que enviar LOA até segunda; servidores seguem acampados por reposição salarial

· Notícias

Servidores públicos do Estado do Ceará seguem acampados desde a noite desta quinta-feira (6) em frente ao Palácio da Abolição, em Fortaleza, para reivindicar reunião com a governadora Izolda Cela sobre a reposição salarial. De acordo com o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC), que organiza a manifestação, o Executivo tem até segunda-feira (10) para enviar ao Legislativo o projeto de lei da Lei Orçamentária Anual (LOA).

broken image

A SINDUECE participa do movimento: na manhã de quinta (6) disponibilizou ônibus que saiu do Campus do Itaperi até a Praça da Receita Federal, no bairro Meireles, um dos pontos de concentração do ato que passou também pela Secretaria de Administração Penitenciária e foi até o Palácio da Abolição. Além do movimento sindical, estavam presentes movimentos sociais e estudantis. Como resultado, a mobilização conquistou a marcação para sexta-feira (7) de uma rodada da Mesa de Negociação Permanente (MENP) na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), no Cambeba.

Os servidores denunciam um acúmulo nos últimos sete anos de quase 37% em perdas nos vencimentos. Segundo Virgínia Assunção, presidenta da SINDUECE, as últimas rodadas da MENP não avançaram na negociação sobre um índice de compensação porque a Seplag alega não poder determinar a reposição sem aval da governadora. Por isso, o FUASPEC tenta negociar audiência com a presença de Izolda Cela que, desde que assumiu, ainda não recebeu o funcionalismo público nem movimentos sociais.

De acordo ainda com Virgínia, apesar de não ter havido proposta concreta de reajuste para 2023 sob justificativa de ausência de representação da Secretaria da Fazenda para apresentar análises sobre a arrecadação do Estado, a reunião desta sexta (7) no Cambeba obteve como vitória a revisão pela Procuradoria Geral do Estado do cálculo da antecipação do décimo terceiro salário. Por conta do erro, na próxima parcela - a ser paga em dezembro - será compensada a diferença. Na sequência da reunião, assembleia do FUASPEC deliberou a permanência dos servidores no acampamento no Palácio da Abolição. Por isso, a presidenta da SINDUECE convoca a base para reforçar a mobilização. Confira vídeo abaixo: