Voltar ao site

Servidores realizam ato nesta quinta (6) para cobrar audiência pública com governadora Izolda sobre reposição salarial

· Notícias,Notas

A SINDUECE se soma aos servidores públicos organizados no Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC) para realizar manifestação na manhã desta quinta-feira (6) em defesa da reposição salarial. Em nota, o FUASPEC denuncia que nos últimos sete anos o funcionalismo público cearense teve sua remuneração corroída em mais de um terço e mesmo assim o Governo do Estado não tem aberto diálogo com as entidades para negociar índice de compensação. A concentração do ato desta quinta está marcada para 9h, na Praça da Receita Federal, e de lá os participantes devem caminhar até o Palácio da Abolição. Para incluir facilitar a presença de docentes da UECE, a SINDUECE está disponibilizando um ônibus com saída às 8h30 do Campus do Itaperi.

Confira a nota abaixo e participe!

broken image

Servidores cobram audiência pública com Governadora sobre reposição salarial

Os servidores públicos estão na ponta da execução das políticas públicas que assistem toda a população, sobretudo a mais vulnerável. Eles estão nos hospitais, nas escolas, no departamento de trânsito, nas universidades, nos postos de saúde. No entanto, diante de qualquer crise, eles são os primeiros a sofrerem cortes de salário e supressão de direitos.

Durante a pandemia, os servidores públicos tiveram o salário congelado por dois anos. Na retomada econômica, é justo que reivindiquem a reposição das perdas salariais.

As perdas salariais acumuladas de 2015 até junho deste ano – descontando-se a reposição de 10,74% em 2022 – é de 36,65%. Ou seja, os servidores tiveram mais de 1/3 de seu salário corroído pela inflação.

É por essa razão que, nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) realiza um ato unificado no Palácio da Abolição com o intuito de obter o agendamento de uma audiência pública com a governadora Izolda Cela em conjunto com os movimentos sociais, associativos, populares e indígenas. Na pauta principal, a reposição salarial dos servidores para o ano de 2023 – uma decisão que ainda cabe à atual governadora.

A reposição anual das perdas inflacionárias é um direito dos servidores, previsto em lei, e que vem sendo descumprido pelo governo estadual nos últimos anos.

Até 10/10 a Governadora Izolda Cela deve anunciar o percentual da reposição salarial das categorias de servidores/as na Lei Orçamentária Anual (LOA) sobre o qual queremos ter a oportunidade do dialogo.

Nota: ascom do FUASPEC.