Voltar ao site

Jornada de lutas da SINDUECE inclui plenárias por centros e faculdades nos dias 11 e 12

· Notícias

O retorno às salas de aula de forma presencial na Universidade Estadual do Ceará (UECE), ocorrido desde a semana passada, mostrou que várias questões já se impõem com urgência para a luta docente. As ameaças ao Plano de Cargo, Carreiras e Vencimentos (PCCV), o anúncio do concurso público sem Dedicação Exclusiva e a falta de condições de infraestrutura em alguns campi exigem que a categoria docente se articule em defesa da universidade e do regime de trabalho. Para ouvir o que pensam professores e professoras, bem como estudantes e servidores, a SINDUECE convida todos/as para o ciclo de plenárias que será realizado no dias 11 e 12 de abril com todos os centros e faculdades.

A realização das plenárias foi um encaminhamento da assembleia docente, realizada no último dia 22. Com 67% dos votos, a assembleia extraordinária de docentes da UECE  aprovou o Estado de Greve da categoria e a proposta da Diretoria da SINDUECE para seguir com as mobilizações que já estão sendo feitas e realizar, a partir de abril, plenárias para discussão sobre a construção da greve. A assembleia foi convocada depois do ato promovido pelo Fórum das Três no Palácio da Abolição, no dia 18 de março. Às insatisfações dos docentes em relação a defasagem salarial, desrespeito ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), carência de efetivos e falta de condições de infraestrutura para o retorno presencial, foi somada mais recentemente a surpresa de que o concurso público será sem dedicação exclusiva (DE).

Por isso, é fundamental que a discussão evolua e professores e professoras possam definir em coletivo o rumo da mobilização. Para garantir maior participação de quem está nos 12 centros/faculdades da UECE, as plenárias acontecem via Google Meet (link com a Secretaria da SINDUECE).

Confira a programação e participe!️

broken image