Voltar ao site

'Marighella' será exibido no sábado (11) em ação da Regional NE 1 do ANDES-SN, ADUFC e SINDUECE; docentes podem retirar cortesias

· Notícias

Compondo a programação do Corredor Cultural do Benfica, Regional NE 1 do ANDES-SN, ADUFC-Sindicato e SINDUECE  promovem, no próximo sábado (11), às 10h, a exibição do filme MARIGHELLA no Cine Benfica. Docentes sindicalizados da UFC, UFCA, UNILAB e UECE têm direito a duas cortesias Combo - para ver o filme (incluso pipoca e refrigerante), que será sucedido por um debate com o juiz Sílvio Mota, juiz aposentado que participou da Ação Libertadora Nacional (ALN). 

Com direção de Wagner Moura, o filme sofreu boicote da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que passa por desmonte no atual governo federal. A produção audiovisual foi lançada internacionalmente em 2019, no Festival Internacional de Cinema de Berlim, sob fortes aplausos do público. A obra narra um período da  vida de Carlos Marighella, militante revolucionário da ALN que lutou contra o golpe civil-militar de 1964, e é baseado na biografia escrita por Mario Magalhães. Nos últimos meses, o ator e diretor Wagner Moura vinha enfrentando grande resistência para lançar o filme no Brasil, que conta com um elenco de prestígio.

A exibição de Marighella, neste contexto em que o Brasil é comandado por um governo autoritário, é uma ato de resistência e de reafirmação das liberdades individuais. Além disso, reforça o apoio ao cinema nacional, que tem sido alvo de fortes ataques do governo federal, ao lado das demais linguagens artísticas, incluindo o esvaziamento da Ancine e o boicote aos editais e políticas de incentivo cultural.

Reserve sua cortesia e da/do acompanhante por meio do contato da secretaria da SINDUECE: (85) 999690108.

broken image

Texto: ascom da ADUFC.