Voltar ao site

Mesa Estadual de Negociação Permanente é retomada nesta segunda (24) com promessa de anúncio da reposição

· Notícias

A Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), que reúne representantes do governo do estado e dos servidores estaduais, será retomada na tarde de segunda-feira (24) para discutir a recomposição salarial. Quase quatro meses depois da data-base de reajuste do funcionalismo público, essa será a primeira rodada de negociação entre a nova gestão estadual e o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (FUASPEC).

broken image

No último dia 12, a SINDUECE fortaleceu o ato unificado que cobrou a reposição salarial no Palácio da Abolição. Uma comissão foi recebida pelo secretário executivo da articulação política, Antônio Carlos, que ouviu as demandas e afirmou que o governo do estado prepara uma resposta para apresentar na MENP do dia 24. "Colocamos nossas insatisfações. A falta de diálogo do governo Elmano [de Freitas] com os servidores marca esses seus 100 primeiros dias", considerou Nilson Cardoso, presidente da SINDUECE. "Pedimos também a instalação das MENPs Setoriais e reforçamos a campanha salarial de 37,03%", acrescentou.

Pela legislação estadual, são previstos dois tipos de MENP: a Geral, de todo o funcionalismo estadual com a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) para discutir questões salariais, e as Setoriais, de cada pasta com suas respectivas vinculadas e as categorias ligadas a elas. Com a mudança de governo, as MENPs precisam ser reativadas com a indicação de novos representantes. Para cobrar a retomada das negociações, a SINDUECE participou junto ao FUASPEC de reunião em 15 de fevereiro com a secretária Sandra Machado (Seplag) e no dia seguinte com a secretária Sandra Monteiro (Secitece).

Até agora, apenas a retomada da MENP Geral foi marcada e acontece no dia 24, às 14h, na sede da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará, no Cambeba, em Fortaleza. Para a ocasião, o FUASPEC prepara uma grande manifestação a fim de pressionar o governo do estado a anunciar a proposta de recomposição dos salários. Segundo estudo da Fundação SINTAF utilizado como referência pelo Fórum, os servidores estaduais acumularam nos últimos oito anos defasagem de 37,03%. "Nossa expectativa é de que seja anunciado um índice de reajuste, que sabemos que não chegará a esse valor total, mas é importante que o Estado reconheça essa defasagem e mantenha a Mesa aberta para negociar a compensação", defendeu Raquel Dias, vice-presidenta da SINDUECE.

Por conta do ato durante a Mesa Estadual de Negociação Permanente Geral, na Seplag, docentes reunidos em assembleia aprovaram por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (20), paralisar todas as atividades na Universidade Estadual do Ceará (UECE) por 24 horas. A medida vigora na próxima segunda-feira, dia 24, e tem como objetivo pressionar o governo do estado pelo anúncio da reposição salarial. Um ônibus será disponibilizado pela SINDUECE para levar docentes e estudantes para o Cambeba: a saída está marcada às 8h30 da rotatória do Campus do Itaperi.

broken image