Voltar ao site

Docentes da UECE aprovam paralisação de 24h na segunda (24) para realizar ato na Seplag

· Notícias

Docentes reunidos em assembleia aprovaram por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (20), paralisar todas as atividades na Universidade Estadual do Ceará (UECE) por 24 horas como forma de pressionar o Governo do Estado pelo anúncio da reposição salarial. A medida vigora na próxima segunda-feira, dia 24, e tem como objetivo garantir maior presença de professores e estudantes no ato marcado para a sede da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), no Cambeba, às 9h.

broken image

A assembleia teve como pauta única discutir e deliberar sobre a estratégia de mobilização da categoria no retorno das atividades da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP). "Com a mudança de governo, a convocação da MENP parou. Tivemos em fevereiro uma primeira reunião com a Sandra [Machado] da Seplag e depois com a Sandra [Monteiro] da Secitece [Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior]", contextualizou Raquel Dias, vice-presidenta da SINDUECE. É o retorno da MENP Geral para tratar da recomposição salarial com a bancada dos servidores estaduais, representada pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec), que acontece na segunda-feira na Seplag. "É preciso dizer que o dia 24 só está garantido pelo grande ato que fizemos no dia 12 [ de abril, no Palácio da Abolição], que só foi daquele tamanho por conta da presença da UECE. Foram 70 professores e 200 estudantes participando, com ônibus garantido pela SINDUECE saindo de todos os campi do interior, o que foi histórico".

Na avaliação da Diretoria do Sindicato, a expectativa é de que na Mesa Estadual seja anunciado o índice de reposição salarial, visto que a data-base está sendo descumprida pelo Governo do Estado há quase quatro meses. “Nós estamos há alguns anos entrando e saindo do Estado de Greve, mas agora é preciso reconhecer que chegamos a um ponto crucial. Não podemos aceitar mais o adiamento da reposição”, enfatizou o presidente da entidade, Nilson Cardoso. Para ele, o governador Elmano de Freitas não pode alegar desconhecimento sobre os 37,03% de perdas inflacionárias acumuladas nos salários dos servidores, visto que durante as eleições do ano passado o Fuaspec entregou uma carta-compromisso para o então candidato. “Eles estão percebendo que não há mais paciência do funcionalismo público e que hoje estamos muito mais articulados do que antes, já que anteriormente o governo tentava nos enfraquecer negociando com cada categoria”, avaliou.

broken image

Docentes das três universidades estaduais do Ceará estão desde março em Estado de Greve por conta da defasagem salarial. A SINDUECE aprovou a medida durante assembleia docente no dia 10, seguida por SINDIUVA e SINDURCA nos dias 20 e 29, respectivamente. O Estado de Greve é uma situação de alerta para os governantes de que a qualquer momento os trabalhadores poderão deflagrar uma greve. Momento de reflexão, debate e mobilização, pode vir ou não a culminar em uma greve, que é um instrumento legal e legítimo diante da falta de diálogo do governo.

Nesse contexto, a SINDUECE realizou entre os dias 29 de março e 5 de abril um ciclo de plenárias com atividades em todos os centros e faculdades da Universidade Estadual do Ceará no interior. A intenção era animar a categoria e o movimento estudantil para a nova fase da campanha salarial e para os atos dos dias 12 e 24 de abril em Fortaleza. Além disso, a Seção Sindical do ANDES-SN na UECE, em parceria com o Fórum das Três, lançou uma série de materiais informativos que recuperam a luta pela valorização da carreira docente. “É preciso dizer que nós estamos em campanha salarial desde 2016, quando fizemos seis meses de greve porque pela primeira vez na história recebemos zero de reposição salarial, o que é muito desolador”, explicou vice-presidente da Regional NE 1 do Sindicato Nacional, Sâmbara Ribeiro, durante a assembleia desta quinta-feira.

“As perdas atingem nossos salários, mas não se restringem a eles. A pauta salarial é inicial, precisamos avançar em muitas outras para a universidade”, considerou Nilson. Ele convocou todos os colegas para o ato na Seplag no dia 24 e informou que a SINDUECE irá disponibilizar um ônibus com saída marcada às 8h30 da rotatória do Campus do Itaperi. “É importante manter a chama acesa, mobilizar, compartilhar o material nas redes e marcar os colegas”, animou.

broken image